Estudantes de Ciências Contábeis visitam empresas para aprimorar formação

Iniciativa atende à formação exigida pelo Projeto Pedagógico do Curso da Unidade de Santana do Ipanema

- Atualizado em
Estudantes de Ciências Contábeis visitam empresas para aprimorar formação | nothing
Estudantes de Ciências Contábeis visitam empresas para aprimorar formação

Anderson Santos - jornalista e professor da Ufal

Dentre as necessidades de formação que constam no projeto do curso de Ciências Contábeis da Unidade de Santana do Ipanema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está a interação com a realidade local e regional. Para aprimorar o conhecimento prático dos estudantes, algumas visitas técnicas vêm sendo feitas pela professora Tatiana Brandão, da disciplina Contabilidade de Custos, ministrada no 5º período.

Se em semestres letivos anteriores, os estudantes puderam conhecer empresas de Santana do Ipanema, Maceió, Juazeiro-BA e Petrolina-PE, neste ano, as visitas técnicas foram em Arapiraca-AL, no escritório Análise Contábil e no Grupo Coringa, ambas em novembro. Segundo a professora, as visitas buscam atender à formação teórico-prática que o Projeto Político-Pedagógico do curso exige. “Além de atender o PPC, de forma pedagógica, a carga horária prática é direcionada principalmente para que os discentes tenham contato com algumas atividades relacionadas à futura profissão e com parte da realidade inerente aos profissionais contábeis”, afirmou Tatiana.

O estudante Alisson Andrey Monteiro Melo explicou o passo a passo das visitas. No caso do escritório Análise Contábil, eles conheceram a estrutura da empresa e assistiram a uma palestra sobre o histórico e os serviços oferecidos pela mesma. No Grupo Coringa, foram apresentados à produção da empresa e realizaram perguntas sobre a formação de custos da mesma. “A pesquisa de preços da matéria-prima é fundamental para formação de custos, porém, sem deixar com que a qualidade de seus produtos deixe de existir”, afirmou.

Yugo Baptista contou a importância do ponto de vista histórico, ao poder ouvir o relato da transformação do escritório Análise Contábil, segundo ele, um dos mais importantes da região. “Foi de suma importância conhecer a rotina de um escritório. Melhor ainda foi saber toda a história por trás de toda aquela estrutura e dos trabalhos sociais executados por aqueles que o compõem, pois, assim, se percebe o quanto a Ciência Contábil mudou nos últimos anos”.

Já a estudante Iany Emanuelle destaca que como o estágio não é obrigatório para o curso, estes espaços são fundamentais para quem ainda não trabalha na área, com esses momentos sendo os primeiros em contato com a prática contábil. "Visitar empresas e vivenciar, mesmo que por um dia, nos dá a noção do cotidiano que nos espera. Isso acaba nos dando uma força a mais para seguir em frente e sonharmos cada vez mais com um futuro melhor que essa profissão pode nos dar”, concluiu.