Estudantes do Campus Arapiraca levantam bandeira da sustentabilidade

Projeto Mão na Massa desenvolve trabalho de conscientização ecológica dentro e fora da academia

- Atualizado em
Allan, Eduardo e Filipe colocam em ação o projeto Mão na Massa | nothing
Allan, Eduardo e Filipe colocam em ação o projeto Mão na Massa

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Uma aula de criatividade e harmonia exposta em cadeiras, sofás, mesas e jardins verticais. Motivados pelo desejo de criar e fabricar, os estudantes Allan Oliveira, Eduardo Albuquerque e Filipe Brian colocam em ação o projeto Mão na Massa, uma iniciativa que teve origem na 5ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (Semanau), sob a orientação da professora Elisabeth Duarte, no Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas.

O trio ainda está no 4º período da graduação, mas chama a atenção da comunidade acadêmica pelo talento, pela capacidade de criação e pelo acabamento de suas peças. Preocupados com o conceito de mobiliário sustentável, o grupo produz artigos de decoração com menor impacto ambiental, estética apurada e equilíbrio com a natureza. Além disso, desenvolvem um trabalho de conscientização ecológica, dentro e fora da academia.

A forma atual de vida das sociedades, baseada no consumo desenfreado e no descarte indevido dos resíduos, gera um enorme impacto ao meio ambiente. Pensando nisso, o Mão na Massa busca reduzir o montante de substrato expelido pela sociedade, transformando-o em objetos que possam ser revertidos em prol dessa mesma sociedade. E o melhor: sempre mostrando que todos são capazes de realizar isso", destacou Eduardo Albuquerque, integrante do projeto.

Segundo o estudante, o projeto é um estímulo à formação desses futuros arquitetos urbanistas e dá visibilidade aos seus trabalhos. O grupo já é responsável pela produção de cadeiras, sofás, mesas e, ainda, de todo o mobiliário da brinquedoteca do Campus Arapiraca. Alguns produtos do Mão na Massa estão expostos nos corredores da instituição, mas o trabalho completo dos garotos pode ser acompanhado pelas redes sociais @maonamassaufal (instagram) e facebook.com/maonamassaufal.