Empresa Júnior impulsiona formação de engenheiros no Sertão alagoano

Inovação e empreendedorismo são as palavras-chave dos universitários à frente da I9

- Atualizado em
Alunos que integram a I9 realizam projetos  gratuitos ou de baixo custo para pequenos e médios empreendedores de municípios alagoanos e de outros estados | nothing
Alunos que integram a I9 realizam projetos gratuitos ou de baixo custo para pequenos e médios empreendedores de municípios alagoanos e de outros estados

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Motivados pela sede de aprender e ingressar no mercado de trabalho durante a graduação, estudantes das engenharias Civil e de Produção do Campus do Sertão encontraram na I9 – Empresa Júnior que leva a inovação no nome – uma oportunidade de liderar e desenvolver seus próprios projetos. A dedicação e a persistência desses jovens propiciam aprendizado contínuo, por meio de trabalhos arquitetônicos, drenagem de água, projetos elétricos e hidráulicos, desenvolvimento de layout, automação e produção de eventos.

A I9 realiza trabalhos gratuitos ou de baixo custo para pequenos e médios empreendedores de municípios de Alagoas, Arapiraca e Delmiro Gouveia, além de Paulo Afonso-BA e em cidades do Ceará. Para o universitário Thiago Messias, a principal remuneração é a prática. “A gente vai além da sala de aula, para atender às demandas dos clientes. Quando nos deparamos com projetos que ainda não vimos na Universidade, temos a orientação e o acompanhamento dos professores. Eles, como responsáveis técnicos, revisam e assinam todos os trabalhos”, detalhou.

Os projetos desenvolvidos pela Empresa Júnior também têm auxiliado acadêmicos do Campus do Sertão em aulas experimentais. Criada há dois anos, a I9 já possui a confiança dos docentes e elabora ferramentas para serem usadas em sala de aula, como a esteira automatizada com sensores.

“O produto foi criado para as aulas de automação, mas se alterarmos a escala, ele pode ser aplicado em indústrias. Trata-se de uma esteira seletora de latas, com três sensores ópticos responsáveis pela leitura e interpretação do tamanho desses materiais. Assim, podemos separar as latas dos demais materiais e, ainda, separá-las por tamanho”, reforçou Thiago Messias.

Da Ufal para a sociedade

Sob a tutoria do professor Carlisson Nunes, a empresa já assina projetos arquitetônicos, hidráulicos e elétricos para uma região que ainda sofre com a carência de engenheiros. Segundo Alan Araújo, presidente da I9, esse déficit local é uma das motivações do grupo.

“No Sertão, há uma grande carência de estágios para a área de Engenharia. Como a Ufal possuía o Programa de Educação Tutorial e o Programações, percebemos que ainda faltava um projeto relacionado à prática. Durante esse processo, a principal dificuldade foi montar o espaço físico para a regularização da empresa. Hoje, com nossa própria sala e com vários trabalhos encaminhados, percebemos as melhorias que tivemos em nossa formação”, destacou Alan Araújo.

Os frutos desses dois anos de labuta e persistência também beneficiam a população local. Em 2015, o evento I9 com a I9 chega a sua 3ª edição e debate as vivências das Engenharias fora da Universidade, com cerca de 200 participantes. Entre os contemplados, jovens do ensino médio em busca de uma profissão.

Para José Lima Neto, integrante da Empresa Júnior, a equipe colabora com a missão da Universidade. “A população diz que existia uma Delmiro Gouveia antes da Ufal e passou a existir outra cidade após a implantação da instituição. E a Empresa Júnior faz parte desse processo. A I9 é um compromisso que a gente assume; é um trabalho de verdade”, avaliou.