Projeto Imersão, por Halley Oliveira

Encerramos hoje o ciclo de relatos de intercambistas da Ufal, com o estudante Halley Oliveira, do curso de Design. Atualmente ele se encontra no norte da Itália, na cidade de Turim, que fica perto de outras metrópoles europeias mundialmente conhecidas, como Milão e Roma. Aqui, ele nos conta como viver entre cidades tão criativas pode não ser sinônimo para bons momentos em sala de aula.

05/11/2015 15h00 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h04
Halley Oliveira está em intercâmbio na Poltécnica de Turim até agosto de 2016

Eu me chamo Halley, sou estudante de Design da Universidade Federal de Alagoas mas no momento estou fazendo intercâmbio na cidade de Turim, na Itália, pelo Ciência Sem Fronteiras. Antes de vir para cá, não conhecia nada de Turim, pois em um país que tem cidades como Milão, Roma, Florença e Veneza, Turim acaba sendo um pouco menos procurada e conhecida. Isso fez com que no início eu ficasse desmotivado para vir, esperava uma cidade pequena e sem muitas opções de diversão, mas quando cheguei aqui, me apaixonei.

Turim é linda, a cidade é pequena, mas tem vários postos históricos, como o Castello del Valentino, que hoje funciona como prédio do curso de Arquitetura do Politécnico de Turim, o Palazzo Reale di Torino, entre outros pontos. A cidade tem em torno de 1 milhão de habitantes, tem muitas opções de lugares para ir a noite e é bem segura. Apesar de outros amigos meus falarem que já passaram por situações desagradáveis com outros italianos, eu, até o momento, tive sorte.

Dizem que os italianos do norte não são muito receptivos, porém, até agora todos os que conheci foram bem simpáticos comigo, mas aqui também tem um grande número de italianos que vieram da região Sul do país.

Em relação a faculdade aqui na Itália, eu achei bem diferente do Brasil, a graduação é formada por três anos de base do curso, mais dois anos de uma área específica e você já sai da faculdade com um mestrado. As disciplinas são muito teóricas e pouco práticas e na maioria das vezes se tornam bem cansativas, por que são quatro ou cinco horas de uma única aula, com o professor lá na frente, só falando (às vezes nem slide tem). Então eu diria que a faculdade, em si, não está sendo como eu esperava, mas os projetos parecem ser interessantes.

Comparando com Milão, achei Turim uma cidade ideal para se morar. Das vezes que fui à Milão, sempre senti que estava fazendo as coisas com pressa, correndo de um lado para o outro da cidade, para resolver algo, se não, provavelmente não daria tempo de fazê-las, por que lá as coisas são bem distantes umas das outras e às vezes eu preciso pegar duas linhas de metrô para chegar ao local desejado. Já Turim só existe uma linha (no final do ano começam a construir a segunda linha), e como a cidade é pequena, tudo fica perto.

Basicamente essas foram as minhas primeiras impressões sobre Turim, desde que cheguei.