Estudantes têm novos repreentantes no Conselho Universitário

Oito titulares e oito suplentes tomaram posse no órgão deliberativo da Ufal

- Atualizado em
Sete dos 16 discentes empossados como membros e suplentes do Consuni | nothing
Sete dos 16 discentes empossados como membros e suplentes do Consuni

Jhonathan Pino - jornalista

Os novos 16 membros do Conselho Universitário (Consuni) tomaram posse na última semana. Eles irão compor 15% do órgão de deliberação superior da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e serão os representantes da categoria discente. Como conselheiros, deverão expor o posicionamento dos estudantes e participar das decisões do Consuni, com direito a voz e voto.

Entre os titulares estão Eduardo Santos, Isabelle Cristina Ferreira e Vitória Elisabeth Santiago, do curso de Ciências Sociais; José Elisson Santos, de Meteorologia; Gabriel Nascimento, de Serviço Social; Jonathan Napoleão, de Filosofia; Allan Victor da Silveira, de Nutrição; e André Luiz Santos, do curso de Letras. Ainda compõem o conselho, como suplentes, alunos dos cursos de Comunicação Social, Medicina e Pedagogia.

Eleitos pelos centros e diretórios acadêmicos e indicados pelo Diretório Central Estudantil (DCE), os recém-empossados dizem ter prioridades. “Defender uma participação mais ampla e efetiva na formulação das políticas de assistência estudantil, propor a ampliação da oferta de bolsas de pesquisa e extensão”, enumerou Allan Victor, um dos membros titulares empossados.

O discente de Nutrição ainda acrescenta que também farão parte das pautas de reivindicações dos novos membros a discussão de políticas de atenção à saúde, além da cobrança da gratuidade e da qualidade dos transportes públicos, junto às prefeituras. “Isso é para que os estudantes de outras cidades cheguem ao seu local de estudo com conforto e segurança”, frisou Allan.

Uma das novas funções desses membros do Consuni será o acompanhamento da composição dos conselhos dos campi fora de sede, nas cidades de Arapiraca e Delmiro Gouveia, que contarão com estudantes do interior e deverão atuar de forma integrada com o DCE. A criação desses órgãos foi deliberada de acordo com a Resolução 03/2015 do Consuni.