8ª Semana de Letras reúne debate e produção de diversas artes

Evento teve início com a conferência da professora Eliana Kefalás e segue até a sexta-feira, 25, na Faculdade de Letras

- Atualizado em
Eliana Kefalás em interpretação corporal da obra de Eduardo Galeano | nothing
Eliana Kefalás em interpretação corporal da obra de Eduardo Galeano

Jhonathan Pino - jornalista

A 8ª Semana de Letras está a todo vapor. Desde a segunda-feira (21), estão acontecendo mesas-redondas, oficinas e minicursos no Campus. A.C. Simões, em Maceió. As atividades tiveram início com a conferência O lugar da palavra na formação humana, ministrada pela professora da Faculdade de Letras, Eliana Kefalás, no auditório da Reitoria, e seguem até sexta-feira, 25, no prédio da Faculdade de Letras (Fale).

Na ocasião, a docente aproveitou O livro dos Abraços, de Eduardo Galeano, para debater a importância do professor na construção de sentidos, diante do ato de leitura. Enquanto lia trechos da obra e o debatia conceitos de Roland Barthes, Eliana utilizava-se de gestos, de música, de gritos e ruídos, além do próprio silêncio para demonstrar o poder que as palavras mantêm na compreensão do mundo. “As palavras não representam a realidade, elas a encenam e reconfiguram-na”, frisou.

Eliana defendeu que é necessário desenvolver a curiosidade dos estudantes e levar mais perguntas que respostas para a sala de aula. “O mundo se insinua para gente, ele não está à mostra e depende da nossa curiosidade para desvendar os buracos”, salientou a docente.

Mácllen Luan, um dos integrantes do PET Letras e um dos responsáveis pelo evento, disse que a professora foi convidada para a conferência de abertura devido ao seu modo estimulante de debater as problemáticas da leitura. “Queríamos alguém de dentro da Universidade mesmo, perto da gente; alguém que tivesse essa mão para tratar de um assunto tão difícil. A Eliana tem uma capacidade de tratamento de temas muito particular. Ela tem uma gama de tratamento de assuntos muito vasto e sem falar que ela tem esse jeito jovem e espirituoso de ser”, disse o estudante.

Sobre o evento

Nesse ano, a semana está tematizada como Tradição, Transição e Transcendência, em referência à comemoração de algumas datas redondas, como o centenário do nascimento de Roland Barthes; os 170 anos da primeira publicação, por Edgar Allan Poe; os centenários dos nascimentos de Edith Piaf, e Billie Holiday, além do quinto centenário do nascimento de Teresa de Ávila.

As mesas-redondas abordam estudos indígenas, quadrinhos, LibraS, entre outras coisas. As oficinas também ultrapassam o mundo da literatura convencional, como as de street dance, origami e introdução à comida vegana. Além disso, completam o evento mais uma edição da Expoletras, onde alunos da Faculdade poderão promover suas produções artísticas e o terceiro concurso de contos, cuja premiação ocorrerá no último dia do evento, durante o período da noite.

Confira a programação.