Bolsistas apresentam seus projetos de pesquisa no Caiite 2015

Atividade reuniu alunos dos programas Painter, BDAI e Pró-graduando

- Atualizado em
Mariana Madeiro apresentou projeto sobre Comunicação Interna e Redes Sociais | nothing
Mariana Madeiro apresentou projeto sobre Comunicação Interna e Redes Sociais

Janaina Alves – relações públicas

A noite de quarta-feira (17) foi marcada pela apresentação de banners dos projetos de pesquisa de alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de outras instituições de ensino superior no Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2015). Trabalhos de diversos temas foram apresentados, fazendo da atividade uma grande troca de conhecimento entre todas as áreas.

Laryssa Sarmento, aluna do 7º período do curso de Relações Públicas, apresentou dois trabalhos, sendo um deles a respeito da sua prática profissional enquanto bolsista do Núcleo de Saúde Pública (Nusp), da Faculdade de Medicina (Famed). Para ela, que participa pela primeira vez de um congresso acadêmico nessa modalidade, o evento é uma forma de refletir sobre a pesquisa e a prática profissional com a análise das experiências adquiridas.

Já para Beatriz Lyra, que está no 10º período de Arquitetura, o trabalho permitiu trabalhar com algo que é real, além da interação com outros, que contribuam para a área em que ela deseja atuar, a de urbanismo. “Esse trabalho me ajudou a enfrentar meus medos, porque eu tive que visitar a comunidade da Vila dos Pescadores para compor o meu projeto de forma que ele fosse útil para tanto para os pescadores como para o poder público”, comentou Beatriz.

Para Flávia Matos Monteiro, estudante do 5º período de Relações Públicas, participar do Caiite 2015 foi mais uma oportunidade de evidenciar ainda mais o resultado do seu trabalho de pesquisa realizado junto ao grupo Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Corps). “O tema do meu projeto surgiu a partir das pesquisas que realizei no Corps. Trata da humanização da comunicação, usando como exemplo de organização o grupo Ponto Frio para explicar como eles utilizam a estratégia da humanização dentro da perspectiva comunicacional, para atrair o público”, enfatizou a acadêmica.

O aluno do 4º período, do curso de Jornalismo, Daniel Borges, também participou da apresentação de banner com o tema Filé: Marca indumentária ou produto midiático de Alagoas?. Segundo ele, o assunto surgiu no 1º ano de curso em um trabalho realizado para a matéria de Teoria da Comunicação, o que resultou em um artigo realizado por ele e um amigo de turma. Para Daniel, participar do Caiite 2015 foi gratificante e uma experiência que somou em sua experiência de pesquisa.

Ascom da Ufal no Caiite 2015

Três bolsistas da Assessoria de Comunicação (Ascom) expuseram as experiências adquiridas no dia a dia, sob a tutoria dos servidores do setor. Os alunos do curso de Jornalismo, Keila Oliveira e Dilson Fidelis, e do curso de Relações Públicas, Mariana Madeiro, representaram os colegas do setor na apresentação dos banners e mostraram os resultados alcançados pelos projetos Mensuração de Resultados em Comunicação, Comunicação Interna e Redes Sociais e Produção de Notícias e Artes Gráficas.