Ufal inicia Semana de Arte e Cultura com variada programação

Realizado na Faculdade de Medicina, evento propõe ambiente de relaxamento e descontração

- Atualizado em
Vera Dantas ministra abertura do evento | nothing
Vera Dantas ministra abertura do evento

André Ferro – estudante de Jornalismo

Teve início na última segunda-feira (25) a 5ª edição da Semana de Arte e Cultura da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Sua programação contempla vários gêneros artísticos e até esta sexta-feira, 29, será possível participar de oficinas de dança, reciclagem, poesia e teatro, com a promoção do projeto Palhaço-Terapia.

A abertura ficou por conta da poetiza Vera Dantas, formada em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que destacou a estrutura hierárquica da Universidade em promover um evento voltado à arte e cultura. Além disso, ela citou a importância de olhar a produção de atividades além do formato tradicional.

“A Universidade tem uma estrutura que fragmenta, que é muito hierárquica. É preciso que a gente comece a criar os espaços para que as pessoas possam perceber que é possível fazer as coisas de outro jeito. Às vezes, o professor está com esse formato tradicional de dar aula porque aprendeu assim. Então, se ele começa a ter a possibilidade de vivenciar que é possível a gente aprender de outro jeito, ele pode experimentar. Essa Semana Cultural é uma possibilidade de vivenciar isso” afirmou Vera, que participa pela segunda vez do evento.

Para Luiz Henrique, estudante do 3º período de Medicina acha importante que a comunidade, em especial os alunos das áreas médicas, se façam presentes durante a semana. “Sem dúvida, um evento desse tipo é motivador. Tira um pouco do estresse dessa carga das aulas. Isso é para virar um hábito”, disse.

Sobre a diversidade proposta pela programação cultural, ele expressa seu contentamento e comenta a importância de que existam eventos assim sempre que possível. “A cultura está presente em tudo. No atendimento a um paciente, o respeito a cultura dele, até conhecer sua cultura, ajuda muito na forma de lidar com ele. É realmente esse conhecimento da cultura que vai trazer uma profundidade entre o médico e o paciente”, comenta Luiz Henrique.

Sobre o evento

A 5ª edição da Semana de Arte e Cultura foi proposta pelo então diretor da Famed, Francisco Passos e hoje é organizado pela professora Edna Bezerra, vice-coordenadora de extensão. A proposta é de que, por meio de atividades culturais, os alunos possam ter um ambiente de descontração e relaxamento e, assim, proporcionar um espaço de estudo confortável e prazeroso.

Quem tiver interesse em conferir o evento: é possível fazer a inscrição na entrada do auditório e os participantes das oficinas receberá certificado.