Avaliação do Ensino Superior do Brasil é tema de oficina nos campi A.C. Simões e Arapiraca

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes foi o foco central da oficina

- Atualizado em
Participantes da oficina com o professor Mauro Rabelo (camisa branca) | nothing
Participantes da oficina com o professor Mauro Rabelo (camisa branca)

Diana Monteiro – jornalista

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o processo de avaliação do ensino superior do Brasil, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) trouxe, em mais uma ação de parceria com a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) pelo Programa de Formação Continuada em Docência (Proford) para a Universidade Federal de Alagoas o professor Mauro Luiz Rabelo, da Universidade de Brasília (UNB), de onde é decano de ensino, cargo que se assemelha ao de pró-reitor de Graduação.

Ao falar sobre o tema Avaliação do Ensino Superior do Brasil, Mauro discorreu sobre o processo realizado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), dotado de uma comissão para o minucioso trabalho de avaliação de cursos superiores. Ele também destacou os detalhes de avaliação de cada área, etapas da metodologia de elaboração e os desafios. “Para chegar à revisão final pelo Inep para o Aceite, a comissão desempenha um trabalho minucioso e de imensa responsabilidade visando a garantia da validade do instrumento avaliativo”, frisou Mauro Rabelo.

A oficina foi realizada em dois dias: na segunda-feira (11), contemplou a comunidade universitária do Campus Arapiraca e na manhã de terça-feira (12) foi a vez do Campus A.C. Simões, em Maceió, com a participação de docentes de diversas áreas, representantes da gestão central e estudantes.

Positividade

A iniciativa da Prograd foi enaltecida pelos participantes por oportunizar detalhes de uma etapa universitária que é de interesse de todos. “O professor Mauro Rabelo fez uma apresentação ímpar, informativa, didática e dinâmica envolvendo todos na importante oficina que nos levou ao maior conhecimento sobre o assunto. Saio daqui renovada e fortalecida reforçando o meu compromisso enquanto gestora, docente e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE)”, enfatizou Terezinha Ataíde, diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut).

O coordenador do curso de Pedagogia, Eraldo Ferraz, comunga da mesma opinião reforçando a positividade da iniciativa da Pró-reitoria de Graduação da Ufal ao promover uma oficina didática e esclarecedora para toda a comunidade universitária.

Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Tem como missão promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro com o objetivo de subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e eqüidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.