Alunos de Engenharia de Pesca conhecem ranicultura da Universidade Federal da Paraíba

Laboratório de Ranicultura do Campus Bananeiras servirá de modelo para Unidade de Penedo

- Atualizado em
Visita antecipa o projeto para implantação de ranário-escola | nothing
Visita antecipa o projeto para implantação de ranário-escola

Jhonathan Pino - jornalista

No último dia 18 de maio, alunos do curso de Engenharia de Pesca, da Unidade de Penedo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Ranicultura do Campus Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A atividade, organizada pelos professores das disciplinas de Aquicultura Especial e de Beneficiamento e Industrialização do Pescado, Andréa Paiva e Juliett Xavier, foi elaborada para que os discentes conhecessem o layout de um sistema anfigranja de criação e vivenciassem o manejo das rãs-touro gigantes, desde a reprodução ao abate.

De acordo com outro professor da Unidade, Luciano Amorim, a experiência é de fundamental importância para os alunos, “uma vez que possibilitou o conhecimento prático nos diversos setores da ranicultura: reprodução, girinagem e recria; além do beneficiamento de sua carne”, comunicou.

Além de servir de oportunidade para que os alunos conhecessem as instalações, a atividade colabora para o planejamento do ranário-escola na região de Penedo, que está sendo desenvolvido pelos professores Andréa Paiva e Juliett Xavier. O laboratório será a primeira iniciativa na área, pois Alagoas ainda não possui nenhuma ranicultura em funcionamento.

Para os docentes, a instalação servirá a melhor formação dos alunos do curso de Engenharia de Pesca, “como também, de modelo para que empresários alagoanos conheçam essa atividade economicamente promissora e que possam desenvolvê-la no Estado”, defende Luciano.

Ranicultura em debate no Caiite 2015

Para aqueles interessados em conhecer a atividade da ranicultura, os professores Luciano Amorim, Andrea Guimarães, Ricardo Góis, Andréa Paiva e Juliett Xavier participarão de uma mesa-redonda do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação Tecnológica (Caiite) 2015. A atividade acontecerá na segunda-feira, dia 15 de junho, entre as 14h e às 17h, como parte da programação da Sala Cânion São Francisco, a ser realizada na cidade de Penedo.

No local, estará em debate o projeto de implantação de ranário-escola na região, como prática laboral da atividade da aquicultura, além da discussão de um modelo para a transferência da tecnologia de cultivo aos empresários locais.

De acordo com a divulgação da mesa-redonda, a ranicultura possui grandes vantagens, como o aproveitamento integral de todo o animal e a excelente qualidade nutricional de sua carne. Além dos professores especializados na gestão do negócio, no manejo produtivo e na tecnologia de abate e beneficiamento, participarão da atividade representantes da Prefeitura Municipal de Penedo e empresários locais.

As inscrições para ouvintes do Caiite 2015 estão abertas. Clique aqui ver a programação e participar das atividades.