Semana de Historia do Campus do Sertão promete aproximar alunos das pesquisas

Evento transcorre de 27 a 30 de abril em Delmiro Gouveia

- Atualizado em

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

O desejo de aproximar os alunos das pesquisas realizadas com os docentes do curso de História fez com que os estudantes do Centro Acadêmico de História Nise da Silveira (Cahis) organizassem a 1ª Semana de História do Campus do Sertão. O evento começa na próxima segunda-feira, 27, às 19h, no auditório Graciliano Ramos da unidade de ensino, situado em Delmiro Gouveia.

Na abertura do evento, a mesa Arquivos, Memória e Ditadura contará com a presença do professor Grimaldo Zachariadhes que integrou a Comissão de Altos Estudos do grupo Memórias Reveladas do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro durante o biênio 2012-2014 e coordena o Núcleo de Estudos Sobre o Regime Militar (NERM).

Durante o evento, também haverá lançamento do livro 1964:50 anos depois: a ditadura em debate, que revela o resultado do trabalho de pesquisadores do Brasil e do exterior, que se uniram para analisar como a sociedade brasileira vivenciou a ditadura. Está obra faz parte das “descomemorações” do Golpe de 64 e suas 580 páginas tentam desvendar em detalhes como cada região do país experimentou o obscuro período militar. O lançamento será às 21h.

Serão realizados oito minicursos para 170 alunos já confirmados em inscrição presencial. Ainda como parte da programação, na quinta-feira, 30, o Cahis realizará uma calourada cultural marcando o encerramento com a participação do grupo de cultura negra do alto sertão alagoano, Abí Axé Egbé, da Banda Lisinho e Bruno junto com apresentações culturais dos alunos do curso.