Programas de intercâmbio do Santander estão com inscrições abertas

Para alunos da Ufal são oferecidas dez vagas em 18 cursos de graduação

- Atualizado em

Wende Evangelho – estudante de Jornalismo

Se sua vontade é sair do país para estudar fora, essa pode ser sua oportunidade. Dois programas de intercâmbio de Bolsas Ibero-americanas e Luso-Brasileiras, promovidos pelo Banco Santander e universidades brasileiras, estão com inscrições abertas. Os programas para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferecem, nesta edição, dez vagas para estudantes de 18 cursos, em oito instituições de Portugal, México, Argentina e Uruguai.

Os programas oferecem bolsas no valor de 3,3 mil euros para o programa Luso-Brasileiro, e 3 mil euros para o Ibero-americano. Esses valores vão cobrir os gastos do estudante, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, deslocamento interno. Esses recursos serão válidos para o primeiro semestre de 2016.

As inscrições vão até dia 12 de maio, nas coordenações dos cursos e devem atender às exigências dos respectivos editais: Programa Ibero-americano e Programa Luso-brasileiro. Os alunos interessados devem preencher as fichas de inscrição disponíveis no portal da Ufal, Programa Luso-brasileiro e Programa Ibero-americano fichas de Inscrição do Santander, disponíveis em Santander Luso-brasileiro e Santander Ibero-americano e se submeter ao processo seletivo que acontecerá em três etapas:

1. Avaliação de documentação e plano de estudos pelos colegiados dos cursos, que deverão indicar, ao final, o nome de um único aluno e entregar um dossiê com todas as informações à Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI);

2. Avaliação do dossiê do aluno, pela ASI, e submissão à avaliação escrita e oral da língua espanhola (em caso de Universidade Ibero-Americana);

3. Avaliação do aluno pela universidade de destino, com critérios de sua inteira responsabilidade.

O resultado final será divulgado dia 26 de maio, para o programa Luso-brasileiro, e dia 10 de junho, para o programa Ibero-americano. A responsabilidade da informação de aprovação ao aluno é de inteira responsabilidade da coordenação de cada curso.

As faculdades participantes do programa são Universidade do Porto, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro e Universidade de Madeira, Universidad Autónoma de Yucatán (México), Instituto Tecnológico de Estudos Superiores Monterrey (México), Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e Universidad de La Republica (Uruguai)