Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação orienta interessados na participação do Pibic

Coordenação tira dúvidas do público quanto à formulação e atividades do programa


15/04/2015 12h05 - Atualizado em 03/05/2024 às 13h03
Deise Francisco tirou dúvidas quanto ao Comitê de Ética em Pesquisa

Deise Francisco tirou dúvidas quanto ao Comitê de Ética em Pesquisa

Jhonathan Pino – jornalista 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) iniciou nesta terça-feira, 14, uma série de oficinas para interessados em concorrer ao Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). No auditório da Reitoria, além da equipe da Coordenadoria de Pesquisa, responsável pelo processo, docentes e alunos puderam tirar dúvidas com os comitês de Ética em Pesquisa (CEP) e de Uso em Animais (Ceua). 

Outras oficinas como esta acontecem nesta quinta-feira, 16, no Campus do Sertão, a partir das 14 horas, e nesta sexta-feira, 17, será a vez do Campus Arapiraca, a partir das 8 horas “É um momento de discussão e conversa com professores orientadores e alunos que participam do Pibic. O foco é diminuir as dúvidas em relação ao Edital, ao modelo e elaboração do projeto, a apresentação dos resultados, que foi uma exigência do comitê dos avaliadores externos, na última reunião”, disse Karina Salomon, coordenadora de Pesquisa. 

O momento é oportuno porque a data de encerramento para submissão de projetos se encerra na sexta-feira, 24. De acordo com o documento, serão distribuídas 672 bolsas, cedidas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). 

Regras para submissão de projetos 

Podem participar do processo seletivo professores doutores, como pesquisadores orientadores, e alunos de graduação, sendo o limite máximo de um projeto para cada professor, com o auxílio de dois alunos e mais dois colabores. Se aprovada a proposta, os bolsistas indicados não poderão estar recebendo outras bolsas, ou manter vínculos empregatícios. 

Além das informações acima, o público ali presente foi lembrado que a participação do aluno no programa estará atrelada a sua inscrição no Currículo Lattes e à posse de uma conta bancária no Banco do Brasil.

De acordo com Berenice Correia, integrante da equipe da Propep, é necessário destacar a importância desse programa, que teve início em 1990 com a concessão de 35 bolsas e anualmente vem ganhando maior importância. “Muitos dos professores de hoje foram alunos do Pibic. Outros que estão no mestrado e doutorado também passaram por essa etapa, que significa o início para quem tem vontade de fazer pesquisa e a pós-graduação”, relatou a técnica. 

Com a duração de um ano, os projetos podem ser renovados pelos pesquisadores. Os melhores trabalhos recebem o título de Excelência Acadêmica e são indicados para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A participação no programa soma pontos no currículo acadêmico e serve de avaliação para programas de pós-graduação em todo o país.Para conferir o Edital, acesse sistemas.ufal.br/pibic.