Alunos de Teatro da Ufal participam do Palco Giratório do Sesc

Apresentação do grupo | nothing
Apresentação do grupo

Janaina Alves – relações públicas

O grupo de teatro Clowns de Quinta, formado por alunos e servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participa do projeto Palco Giratório, promovido pelo Sesc. Será nos dias 24 e 26 de abril, no teatro Jofre Soares, no Centro de Maceió.

A iniciativa de se reunir surgiu dos estudantes David Oliveira e Nathaly Pereira, que, após realizarem uma oficina com palhaços, viram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o tema montando, junto com o professor Marcelo Gianini, um grupo de pesquisa. “Nosso objetivo é estudar a arte circense com foco no palhaço e na comicidade”, disse David Oliveira, aluno do curso e membro do Clowns de Quinta.

Mundo dos palhaços

Em 2013, os alunos venceram o edital para fazer parte do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Ufal, o que permitiu a eles se debruçarem sobre livros, artigos e documentos sobre o mundo dos palhaços. Atualmente o Clowns de Quinta está com o espetáculo Cenas Clownssicas. “A escolha do nome partiu do desafio que nós assumimos de retratar o clown, que é o palhaço do teatro, dos palcos; e do palhaço clássico, de lona [do circo]”, comentou David.

Os alunos também já levaram sua arte para além da Ufal. Em Recife, eles realizaram a oficina de Bufão, que é um tipo de personagem que antecede o palhaço na sua escala evolutiva. Já em São Paulo, fizeram apresentações nas ruas e também participaram de oficinas de aperfeiçoamento.

Esse ano, eles participam do projeto Palco Giratório. Essa é a 18ª edição do circuito de artes cênicas, que trará apresentações para Maceió, no período de 21 de abril a 13 de maio de 2015. A programação acontece nas unidades do Sesc, nas salas de espetáculos e nas ruas e praças públicas. Para mais informações e conferir a programação, clique aqui.

Divulgação dos trabalhos

O Clowns de Quinta divulga suas ações no seu blog oficial e nas redes sociais. “Quem quiser fazer parte do grupo deve ficar de olho nas oficinas que divulgamos por meio da nossa página no Facebook e no blog. Para fazer parte da equipe não precisa ser formado em artes cênicas, mas é bom que goste de pesquisar”, reforçou David Oliveira.