Alagoas ganha mais 31 pedagogos formados pela Educação a Distância da Ufal

Eles estudaram no polo da UAB do município de Olho D’Água das Flores


- Atualizado em
A turma de novos pedagogos | nothing
A turma de novos pedagogos

Daniel Borges – estudante de jornalismo 

O Estado de Alagoas ganhou o reforço de mais 31 pedagogos. Durante quatro anos, eles estudaram no polo na cidade de Olho D’Água das Flores, distante 209 km de Maceió. 

A vitória da conclusão de um curso superior só foi possível graças a Educação a Distância (EAD) ofertada pela Universidade Federal de Alagoas. Numa noite emocionante para formandos e familiares, a colação de grau aconteceu no dia 27 de março, no Clube Social Industrial Luiz dos Anjos. 

O reitor Eurico Lôbo foi representado pelo coordenador geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied/Ufal), Luis Paulo Mercado. Também fizeram parte da mesa o coordenador do Polo, José Rubens Alves Pereira; a coordenadora do curso de Pedagogia EAD, Elza Maria Silva; a vice-diretora do Centro de Educação (Cedu/Ufal)), Marta de Monte Costa; a coordenadora do Núcleo de Formação da Cied, Maria Auxiliadora Cavalcante; a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico, Maria do Carmo; e o secretário municipal de Educação e Cultura, Samuel Bomfim de Oliveira. 

Segundo Luis Paulo Mercado, Olho D’Água das Flores foi um dos primeiros municípios a aderir e materializar a oferta da educação a distância da Ufal para toda a região, não só de Pedagogia como também de outros cursos EAD. “A formatura testemunhada demonstra que os investimentos por parte do município e da UAB,Capes e Ufal vêm mostrando resultados relevantes para a expansão da educação superior pública no interior do estado”. 

Para ele, a formação com qualidade dos novos licenciados em Pedagogia representa a materialização de um projeto iniciado em 2007 quando, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a formação de professores feita pela Ufal começou a chegar a vários locais do interior de Alagoas. 

A turma concluinte recebeu o nome do coordenador do Polo, José Rubens Alves Pereira. Emocionado, ele agradeceu a homenagem.  “O sonho está dentro de cada um. E só o realizamos quando colocamos para fora e mostramos que somos capazes de vencer, basta querermos. E o saber é a maior conquista do ser humano. É o que nos leva ao triunfo”.