Ufal recebe calouros com programação especial

Durante toda semana, cursos promovem palestras, minicursos e oficinas para integrar novos estudantes

- Atualizado em
A Secom é um momento para interação entre veteranos e calouros | nothing
A Secom é um momento para interação entre veteranos e calouros

Déborah Moraes, Dilson Fidelis, Keila Oliveira e Pedro Barros – estudantes de Jornalismo

Desde a última segunda-feira (9), diversos cursos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deram início a programação de recepção dos novos estudantes. O objetivo é promover uma série de atividades que integrem os calouros com os cursos e a instituição. Uma das Unidades Acadêmicas a promover atrações de boas-vindas foi a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que recebeu os feras com as palestras dos Centros Acadêmicos (CAs) e das Empresas Júnior.

O diretor da Feac, Anderson Dantas, aproveitou o momento para explicar a estrutura e o funcionamento do bloco, além de apresentar o corpo docente aos estudantes. Entusiasmado, um dos calouros do curso de Ciências Contábeis, Matheus Azevedo, enfatizou o quanto estava feliz em fazer parte da instituição. “Estudei o ano passado para conseguir uma vaga na Ufal e hoje estou aqui, com boas expectativas para iniciar a graduação pela qual optei para cursar”, pontua.

O Instituto de Física (IF) também recepcionou os novos alunos de bacharelado, apresentando o funcionamento da unidade e a profissão de físico, com atividades que incluem palestras, visita aos laboratórios e instalações do bloco e seguem até quarta-feira, 11. Os alunos de licenciatura estão tendo sua recepção no horário da noite.

Segundo o coordenador do bacharelado, Wandearley Diaz, o evento de recepção começou a ser realizado em 2014, enquanto o curso de licenciatura já faz a recepção a mais tempo. O objetivo é ser um período de adaptação para os novatos. "Muito dos alunos chegam a universidade sem antes terem nenhum contato. A gente visa quebrar um pouco esse gelo. Se a recepção for calorosa e já responder a algumas perguntas, o tempo de adaptação vai ser menor. Esperamos, com isso, contribuir para o sucesso deles dentro da academia", explicou o professor.

Já o curso de Comunicação Social (COS) realizará até a sexta-feira, 13, a tradicional Semana de Comunicação (Secom). Na 15ª edição do evento, com o tema A Comunicação Que Eu Faço!, os feras poderão aproveitar painéis, palestras, mesas-redondas, grupos de discussão (GDs) e oficinas que abordam vários temas pertinentes a área de comunicação, como webjornalismo, jornalismo colaborativo e gerenciamento em marketing, além de informações institucionais como ordenamento curricular e apresentação de projetos oriundos do curso.

A Secom que é produzida pelos alunos que foram feras no ano de 2014, com o apoio de veteranos e membros do Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN), recebe também profissionais que são destaque no mercado de trabalho, como a jornalista da TV Alagoas, Rachel Amorim e o repórter da TV Pajuçara, Thiago Correia, ex-aluno do COS, para falar de suas carreiras e de suas experiências na Universidade.

Famosa por sua festa de encerramento, este ano, a organização resolveu unir todos os cursos da área de humanas (Filosofia, Ciências Sociais, Letras, Historia, Psicologia, Pedagogia, Jornalismo e Relações Públicas), numa comemoração que revive os tempos dos listões de aprovação no antigo vestibular. A festa intitulada Calourada das Humanas acontecerá no pátio do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, a partir das 15h, nesta sexta-feira, com atividades culturais e musicais.

O curso de Filosofia também preparou uma programação especial. Desde a última segunda-feira, a Semana da Acolhida recebe calouros com palestras e minicursos de temáticas variadas, tais como Questões Fundamentais da Filosofia (minicurso realizado das 17h15 às 18h45) e debates sobre A realidade do ensino de filosofia no estado de Alagoas, palestra ministrada por Robertina Teixeira; O pensamento mitológico, com o palestrante Sérgio Lessa. Já os professores Flávia Benevenuto, Artur Bispo, Marcus José ministram, na quinta-feira, 19h15, uma palestra que explicará Os diferentes conceitos de filosofia: Platão, Karl Marx, Nietzsche.