Ufal oferta 249 vagas para Monitoria e Tutoria em diversas áreas

Programas são para o primeiro semestre deste ano e as vagas contemplam alunos de Maceió, Palmeira, Penedo e Viçosa

- Atualizado em

Diana Monteiro – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), convoca alunos do Campus A.C. Simões, em Maceió e das Unidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Viçosa para seleção de Monitoria e Programa Piloto de Tutoria, ofertando 249 vagas para bolsistas e voluntários. A participação dos bolsistas nos citados programas visa diminuir a evasão e a retenção e consequentemente melhorar os indicadores da Ufal.

As 249 vagas estão assim distribuídas:

Centro de Educação (Cedu), 20 vagas;

Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), 16 vagas;

– Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), 15 vagas;

Centro de Ciências Agrárias (Ceca), Centro de Tecnologia (Ctec), Instituto de Matemática (IM), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), e Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), com 14 vagas cada;

– Instituto de Computação (IC), e Instituto de Física (IF), 13 vagas

Faculdade de Letras (Fale), Instituto de Ciências Sociais (ICS), dez vagas;

Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU); Faculdade de Direito (FDA), dez vagas, cada uma;

Faculdade de Medicina (Famed), nove vagas;

Faculdade de Serviço Social (FSSO) e Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) oito vagas, cada uma;

Faculdade de Nutrição (Fanut), Faculdade de Odontologia (Foufal), Instituto de Psicologia (IP) e Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), seis vagas, cada uma.

Para participar da seleção, o aluno deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação da instituição; ter sido aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor, com no mínimo, média 7.0; ser aprovado no processo seletivo para a monitoria com, no mínimo, média 7.0; dispor de 12h semanais para as atividades de monitoria; e ter cursado, preferencialmente, no mínimo 50% da carga horária de integralização do curso de origem.

A inscrição deverá realizar-se mediante requerimento do interessado, dirigido ao diretor da unidade acadêmica/ensino ou campus, no período definido nas Normas Complementares até o dia 3 de abril. A data, inclusive, é o prazo final para as unidades acadêmicas de Maceió e das unidades do interior encaminharem à Prograd o Plano de Monitoria, por meio do seguinte endereço eletrônico: monitoria.prograd.ufal@gmail.com.

Devem também constar do plano dados do coordenador de monitoria (nome, telefone e e-mail); Especificação da distribuição das vagas de monitoria, com bolsa e sem bolsa, dentre as disciplinas contempladas pelo Programa. Para as provas de seleção serão ainda definidos horário e data.

Modalidade a distância

A Monitoria é uma ação institucional direcionada à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos cursos de graduação, envolvendo professores e discentes na condição de orientadores e monitores, respectivamente. A Tutoria é uma ação destinada a auxiliar estudantes do 1º e 2º períodos da graduação, com dificuldades em conhecimentos básicos necessários às disciplinas introdutórias de seus cursos e também àqueles reprovados nas disciplinas básicas no decorrer do curso de graduação.

São disponibilizadas também monitoria a distância, cujos monitores deverão participar de um curso de capacitação para utilização do Moodle ofertado gratuitamente pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), em calendário a ser definido. Também serão ofertados pela Cied, sem caráter obrigatório, cursos de capacitação para os professores que lecionarem disciplinas que disponibilizarão monitoria através da modalidade à distância.

Para participar da seleção, o estudante deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação da instituição; ter sido aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor, com no mínimo, média 7.0; ser aprovado no processo seletivo para a monitoria com, no mínimo, média 7.0; e dispor de 12h semanais para as atividades de monitoria; ter cursado, preferencialmente, no mínimo 50% da carga horária de integralização do curso de origem.

Detalhes sobre inscrição, seleção e pré-requisitos para participação nos Programas de Monitoria e Tutoria no Edital nº 6/2015 disponível na aba Concursos e Editais ou na Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), localizada no pavimento térreo da Reitoria, situada no Campus A.C. Simões, em Maceió.