Feras, vejam informações que podem facilitar sua vida

Saiba detalhes sobre cadastros na Biblioteca e no RU, além da prática de esporte e como funciona o trânsito de ônibus no Campus A.C. Simões, em Maceió

- Atualizado em
Confira o mapa do Campus A.C. Simões, em Maceió, para se situar melhor | nothing
Confira o mapa do Campus A.C. Simões, em Maceió, para se situar melhor

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Se você está chegando agora na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de receber os meus parabéns, vai ficar sabendo de algumas novidades. Aqui na Ufal, existe uma gama de serviços disponíveis para toda a comunidade acadêmica, que pode ter acesso por meio de cadastros e participação em processos de seleção.

Um desses serviços é o empréstimo de livros na Biblioteca Central (BC). Para pegar um livro, você precisa fazer um cadastro e a exigência é simples: basta trazer um documento com foto à sede da BC, situada no Campus A.C. Simões, em Maceió. Para saber mais informações, o número (82) 3214-1465 é o telefone de contato do setor.

Para ter acesso ao Restaurante Universitário (RU), é necessário fazer um cadastro no próprio restaurante trazendo o comprovante de matrícula devidamente autenticado pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) localizado no prédio da Reitoria e um documento com foto.

Já para gratuidade, será preciso que você participe de um processo seletivo que será divulgado pela Pró-reitoria Estudantil (Proest) ainda com data indefinida. O RU funciona em dois horários: das 11h30 às 14h30 (apenas para quem tem cadastro) e das 17h30 às 19h30, quando é aberto ao público.

Práticas de esporte no campus

A Ufal abriu, recentemente, inscrições para quem estiver interessado em fazer práticas esportivas no campus por meio do Programa Segundo Tempo Universitário. Estão sendo ofertadas 16 modalidades dentre futebol (masculino e feminino), voleibol, clube da corrida e caminhada, além de aulas de dança, tênis de quadra e de mesa e outros.

Para fazer inscrição, os interessados precisam se dirigir ao Ginásio Poliesportivo ou à Piscina no horário das modalidades escolhidas e com cópia e original do comprovante de matrícula (autenticado pelo DRCA) ou contracheque, RG e atestado médico para ser entregue em um prazo de com data de até 30 dias, a contar da data de inscrição. Confira mais informações clicando aqui.

Transporte urbano

Dez. Esse é o número de linhas de ônibus que passam no Campus A.C. Simões, em Maceió e vão te trazer para as aulas na Universidade. São elas:

049 – Eustáquio Gomes / Centro; 052 – Forene / Centro (Via Cambuci); 230 – Forene / Trapiche (Via Poço); 607 – Eustáquio Gomes / Iguatemi (Via Farol) e 706 – Eustáquio Gomes / Ponta Verde (Via Expressa), todas da empresa Cidade de Maceió;

604 – Ufal / Ipioca e Ufal / Ipioca (Via Josefa de Mello), ambos da empresa Real Alagoas;

711 – Ufal / Ponta Verde (Via Bebedouro), da empresa São Francisco;

906 – Trapiche / Ufal e Pontal / Ufal (Via Vergel), ambos da empresa Veleiro.

As linhas 049, 052, 230, 607 e 706 transitam normalmente pelo campus, mas só entram com destino via bairros (Centro, Ponta Verde e Cambuci, por exemplo) a partir das 18h. Antes disso, elas seguem apenas para os terminais em seus respectivos conjuntos. Já as linhas 604 e 711 têm terminal dentro do campus, de onde saem direto para seus destinos e têm as últimas viagens realizadas às 22h30 e 22h40, respectivamente.

Para saber mais informações, você pode entrar em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) por meio do número 118. Além disso, recentemente a Prefeitura de Maceió disponibilizou o aplicativo Cittamobi que te mostra a previsão de chegada dos ônibus nos pontos. O app está disponível para os sistemas iOS e Android e pode ser encontrado no site.