Estudantes de Geografia aprovam trabalhos em Portugal e Cuba

Trabalhos foram desenvolvidos em disciplina de estágio e parceria com o Ifal

- Atualizado em
Estudantes de Geografia aprovam trabalhos em Portugal e Cuba | nothing
Estudantes de Geografia aprovam trabalhos em Portugal e Cuba

Jacqueline Freire - jornalista colaboradora

O semestre começou agitado para oito alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Fábio Correia e Fabio Alves, tiveram seu trabalho aprovado no 15º Encontro de Geógrafos da América Latina (EGAL), em Cuba entre os dias 6 e 10 de abril. Já os trabalhos desenvolvidos por Jonathan Souza, Juliana Farias, Ronald Damasceno, Jaqueline da Silva, Jeremias Ferreira e Álvaro Farias foram aprovados no 3º Internacional Conference Learning and Teaching in Higher Education que acontece na Universidade de Évora, em Portugal, entre os dias 15 e 17 de abril.

Os estudantes foram orientados pela professora Jacqueline Praxedes de Almeida, que ministra, no curso de licenciatura em Geografia, as disciplinas Metodologia do Ensino da Geografia e Estágio Supervisionado 2 e 4 e pelo professor Denis Rocha Calazans do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Segundo a professora Jacqueline, infelizmente ainda há, nos cursos de licenciatura, a concepção de que o estágio supervisionado tem apenas como função a observação passiva do cotidiano da escola pelos futuros professores.

Esse ideário acaba por fazer com que os estágios sejam pouco explorados pelos cursos de licenciatura, deixando esse momento da formação docente subutilizado. As aprovações dos trabalhos dos alunos em eventos acadêmicos, principalmente em âmbito internacional, vem confirmar o potencial desse componente curricular também como um espaço de pesquisa e produção acadêmica, sendo os estágios do curso de licenciatura em Geografia também voltados para estimular nos alunos a prática da pesquisa e a produção de saberes”, conta.

Já o professor Denis Rocha Calazans ressalta a importância da parceria entre Ufal/Ifal no processo de formação dos licenciandos em Geografia, sendo os resultados das aprovações dos trabalhos a comprovação do potencial dessa aproximação entre universidade e escola de educação básica. Ele ressalta ainda a importância de se inserir a pesquisa científica no processo formativo.

Dessa maneira os alunos desenvolverão o hábito da pesquisa ao longo de toda a sua formação acadêmica e não apenas na hora do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A parceria entre Ufal/Ifal já é desenvolvida há quatro anos, sempre resultando em trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais, além de capítulos de livro. Esses resultados apenas mostram que cabe aos professores que formam professores estimular seus alunos e oportunizá-los para que seu potencial floresça”, explica.

Para o estudante Fábio Correia, esse é o resultado dos esforços, desempenho e dedicação de todos. “A formação docente hoje exige dos profissionais uma série de competências e habilidades que não são possíveis adquirir no contexto da sala de aula da Universidade. Logo, atividades que extrapolem o espaço da sala de aula da universidade são importantes porque, além de contribuir para enriquecer nosso currículo e formação contribui para o aumento do conhecimento”, diz.

Segundo Juliana Farias, também com trabalho aprovado, fazer parte de um evento como este é um grande incentivo a pesquisa científica e reforça a sua importância na formação docente e enriquecimento dos saberes para o futuro profissional. “É necessário ressaltar a importância da parceria que se dá entre graduandos e professores orientadores na construção da pesquisa, adequando a teoria à prática a fim de entender o papel do educador e buscar melhorias na educação” conclui a estudante.