Começam testes de proficiência, mas inscrições podem ser feitas até junho

Processo é gratuito e podem participar alunos da graduação, da pós-graduação e servidores

28/01/2015 17h08 - Atualizado em 28/01/2015 às 17h31
Primeiro dia de aplicação do TOEFL iTP

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

As aplicações dos testes TOEFL ITP - Test of English as a Foreign Language (teste de inglês como uma língua estrangeira), Institucional Testing Program (Programa Institucional de Testes), promovidas pelo Núcleo de Línguas (Nucli) da Universidade Federal de Alagoas, começaram na última segunda (26) e vão até junho.

As provas são realizadas em vários locais do Campus A.C. Simões, em Maceió. O primeiro dia de testes aconteceu no auditório Professora Vera Rocha (no antigo Centro de Ciências da Saúde – Csau), com a presença de 38 inscritos.

O exame pode ser feito gratuitamente por alunos de graduação e pós-graduação, professores e técnicos da Ufal, com matrícula Siape ativa há pelo menos seis meses. Seve como requisito para a participação dos avaliados em cursos presenciais do Nucli – Inglês sem Fronteiras e Projeto Casas de Cultura no Campus – e o on-line MEO (My English Online), além de dar aos alunos a chance de participarem de programas de intercâmbio internacional.

O MEC permite que o teste, válido por dois anos, seja realizado uma vez por semestre, por isso, além dos candidatos que vão fazê-lo pela primeira vez, pessoas que já passaram pela avaliação podem repetir o exame para verificar em que aspectos (gramática, leitura, compreensão oral) houve melhora de desempenho. Também é pré-requisito para que essas pessoas possam frequentar cursos mais avançados e atualizar seu score para editais futuros do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF).

As inscrições vão até o dia 19 de junho e a aplicação dos testes até o dia 23 do mesmo mês, e podem ser feitas no site do Inglês se Fronteiras. Recomenda-se que no dia da prova os candidatos levem dois lápis e documento original com foto e cheguem até 10 minutos antes do início. Para mais informações, entre em contato por meio do Facebook ou pelo e-mail: isf.ufal@gmail.com.

Confira a tabela em anexo com as datas, horários e locais dos testes a serem aplicados em janeiro e fevereiro.