Ufal vai abrir inscrições para teste de proficiência em inglês

Só fazendo o teste você poderá cursar inglês de graça; podem participar alunos e servidores

22/12/2014 16h28 - Atualizado em 15/01/2015 às 17h43

Simoneide Araújo – jornalista

A Universidade Federal de Alagoas oferece mais uma oportunidade para que você, estudante ou servidor, faça um curso de inglês gratuito. Se capacitando no idioma, o aluno tem chance de participar de intercâmbio internacional, como o Programa Ciência sem Fronteiras. Está interessado? Então se inscreva para fazer o teste de proficiência e saber qual seu nível.

A inscrição para fazer o teste também é gratuita e pode ser feita a partir do dia 19 de janeiro. Segundo o coordenador do Núcleo de Línguas (Nucli), Sérgio Ifa, ao fazer o teste TOEFL ITP, os alunos contribuem para que o MEC ofereça mais cursos e oportunidades de intercâmbio para discentes da Ufal.

Sérgio Ifa também lista outras vantagens para quem vai fazer o curso de inglês: ter oportunidades de intercâmbio pelo Ciências sem Fronteiras; contribuir para a internacionalização da Ufal; ter certificado internacional para seu currículo; concorrer às vagas de aulas presenciais dos cursos ofertados pelo Nucli – Inglês sem Fronteiras – e Projeto Casas de Cultura no Campus, ofertado pela Faculdade de Letras, em parceria com as pró-reitorias de Extensão e estudantil.

Segundo Ifa, outro diferencial desta vez é que técnicos-administrativos e docentes da Universidade também vão poder fazer o teste e o curso.

O que é o TOEFL ITP

O TOEFL ITP é um teste internacional que determina e avalia o nível de inglês e a Ufal é uma das instituições credenciadas para aplicá-lo. “Com o resultado desse teste, alunos, técnicos e docentes da Ufal poderão fazer os cursos presenciais do Nucli, ou seja, o TOEFL ITP é a porta de entrada para todas as ações de internacionalização que o MEC está convidando as Ifes [Instituições Federais de Educação superior] e suas comunidades a participarem.

Cronograma de ações para 1º semestre de 2015

19 de janeiro - Abertura das inscrições para os alunos - de 2015

26 de janeiro - Início das aplicações no Campus A.C. Simões - de segunda a sexta, às 9h, no auditório da Reitoria ou no auditório Professora Vera Rocha (no antigo Centro de Ciências da Saúde - Csau)

19 de junho - Término das inscrições para os alunos