Ilha do Ferro é tema de trabalho de conclusão de curso de Design

Coleção de estampas inspiradas na iconografia da ilha integrou TCC da primeira designer graduada pela Ufal

12/12/2014 14h00 - Atualizado em 16/12/2014 às 14h05
Amanda Soares, primeira designer graduada pela Ufal, apresentando seu TCC

Diana Monteiro – jornalista

Entrar no curso de Design da Universidade Federal de Alagoas foi a primeira meta alcançada pela aluna Amanda Soares de Souza e o pontapé inicial para o futuro profissional: fazer parte do tão sonhado mundo da moda. Ao que parece, a busca pelas vitórias tem trazido para Amanda muitas conquistas: ela é da primeira turma do curso, é a primeira a colar grau no curso e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado recentemente, foi aprovado com louvor.

Enxergar a Ufal como o caminho para alcançar o que tanto quer foi o primeiro passo para as conquistas de Amanda, que, agora graduada, foi aprovada no curso de Produção de Moda, ofertado pela Escola Técnica de Artes (ETA), da instituição para a turma de 2015. Como ela mesma diz: “a graduação foi apenas o começo para a profissão que tanto quero e tanto me identifico”.

Tudo leva a crer, então, que a arte está no DNA da família: sua avó e uma tia também costuram. Segundo Amanda, foi ainda na adolescência que deu os primeiros passos: aprendendo a costurar e a customizar roupas e, como estímulo, recebeu de presente de uma tia uma máquina de costura. “Costumo fazer customização das minhas próprias roupas desde os 16 anos, mas foi aos 18 anos que fiz o Corte de Costura do Senac”, disse ela que em sua iniciante vida profissional já fez um editorial de moda para uma loja de Maceió.

Resgate cultural

A Ilha do Ferro está a 18km do município de Pão de Açúcar e lá residem cerca de 200 famílias que têm como meio de subsistência o artesanato em madeira, com as esculturas, e o bordado denominado em Alagoas como Boa Noite, conhecidas até internacionalmente. O artista e escultor Fernando Rodrigues já expôs suas peças na França e no Museu A Casa, em São Paulo, com acervo de peças e do bordado.

O rico campo artístico e cultural da ilha foi suficiente para inspirar a então estudante para o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Apresentando a Ilha do Ferro à cultura local através do design de superfície, que resultou em estampas aplicadas em 10 blusas expostas durante a apresentação no prédio da Faculdade de Arquitetura (FAU), no Campus A.C. Simões, em Maceió, no mês de novembro.

Para a criação das estampas, Amanda Soares destaca que foi utilizou a metodologia conhecida na área como Design Thinking, aprendida durante o curso. Até à criação dos desenhos, total de 19 para a escolha de 10, foram feitas imersão (conhecimento do local); análise de informações colhidas; ideação (rascunhos), agregados em três grupos, no que ela denomina de PPP (Pessoas, Paisagem e Produções), dotadas das características culturais da comunidade da Ilha do Ferro e a arte em esculturas, que rotineiramente utiliza madeiras retorcidas adquiridas no Rio São Francisco.

O trabalho teve a orientação da professora Danielly Amatte, atualmente coordenadora do curso e além dela, integraram a banca examinadora as docentes Mariana Hennes, Patrícia Heckthemer e o museólogo Júlio Chaves, do Museu Théo Brandão, espaço da Ufal onde Amanda estagia e continuará atuando. O TCC também contou com a parceria da loja El Patio.

Veja aqui a coleção criada de Amanda Soares.