Centro de Educação comemora a defesa da primeira tese de doutorado

Apresentação foi bastante comemorada pela equipe do programa de pós-graduação

01/12/2014 11h34 - Atualizado em 05/12/2014 às 12h57

Redação Ascom 

O curso de doutorado em Educação da Universidade Federal de Alagoas, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes), em 2010, e iniciado no ano seguinte, comemorou, recentemente, a primeira defesa de tese, a linha de pesquisa Educação e Linguagem. 

A tese, defendida no dia 18 de novembro, é intitulada O ensino da leitura na educação de jovens e adultos: o movimentum de significar e ressignificar a prática docente, em contexto de pesquisa colaborativa, foi elaborada pela aluna Adriana Cavalcanti dos Santos, sob a orientação da professora Marinaide Lima de Queiroz Freitas, doutora em Educação. 

Para o programa de pós-graduação do Cedu, a primeira defesa de tese doutoral é um marco. "Esse momento implica em dizer que o Cedu acaba de entrar na fase mais elevada de sua atuação social, qual seja, a de formação qualificada de pesquisadores de alto nível em Alagoas, nas questões educacionais” justificou a professora Marinaide Freitas.  

O coordenador dos cursos de mestrado e doutorado em Educação, Walter Matias, também comemorou a conquista. “O Centro de Educação da Ufal, por meio da Pós-Graduação, ingressa definitivamente na história da pesquisa em Alagoas, ao dar início hoje na formação de doutores e doutoras,com elevado conhecimento que atuarão positivamente no campo educacional no Brasil”, afirmou o professor.