Alunos de pós-graduação em Educação desenvolvem jogo para aulas de Literatura Portuguesa

Objetivo do game é auxiliar alunos do curso de Letras na aprendizagem

02/12/2014 13h02 - Atualizado em 02/12/2014 às 16h14

Mauricélia Ramos - jornalista colaboradora

Alunos do Programa de Pós-graduação em Educação desenvolveram o Game Renascença, que tem como objetivo auxiliar alunos do curso de Letras nas aulas de Literatura Portuguesa. Com a interatividade e a diversão inerentes aos jogos, os autores Romero Araújo de Medeiros, Raniella Lima, Denise Silva e Luís Paulo Leopoldo Mercado, orientador do trabalho, acreditam promover uma metodologia ativa, fazendo com que o aluno atue no processo de ensino-aprendizagem. 

De acordo com os autores, “o objetivo dessa prática com jogos é que o aluno possa, além de aprender o conteúdo específico da aula, desenvolver competências e habilidades úteis no ambiente extra-acadêmico. O foco é o envolvimento e o prazer que o aluno sente ao jogar, aprendendo de forma oblíqua, sem se preocupar necessariamente com um conteúdo”. 

Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, no qual dois grupos, ou dois jogadores, enfrentam-se. Quem apertar a respectiva tecla do grupo, A ou B, tem direito de responder a pergunta e ganha aquele que acertar mais.

Saiba mais

TICs 

O game foi produzido no primeiro semestre de 2014, como um dos trabalhos finais da disciplina Metodologia do Ensino Superior com Tecnologias da Informação e Comunicação, ministrada pelo professor Luís Paulo Mercado aos alunos regulares e especiais do mestrado e do doutorado em Educação da Ufal. 

O trabalho intitulado “Game Renascença na disciplina de Literatura Portuguesa no curso superior de Letras” foi apresentado na Mostra de Software de Informática na Educação Durante o 3º Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), realizado na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados – MS no período de 3 a 6 de novembro deste ano.