Estudantes de Engenharia de Agrimensura conhecem geoprocessamento de Arapiraca

Sistema Municipal de Geoprocessamento, da Prefeitura de Arapiraca, foi apresentado aos alunos da Ufal

28/11/2014 15h27
context/imageCaption

Estudantes de Engenharia de Agrimensura conhecem geoprocessamento de Arapiraca

Ascom Prefeitura de Arapiraca

Estudantes do curso de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) conheceram de perto o Sistema Municipal de Geoprocessamento, da Prefeitura de Arapiraca. Acompanhados da engenheira e professora Juciela Cristina, eles viram como funcionam as ferramentas utilizadas no Cadastro Multifinalitário/Geoprocessamento de Arapiraca, um dos municípios referência neste modelo cadastral a nível Nordeste. 

No encontro realizado no Centro Administrativo Antônio Rocha, eles foram recepcionados pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Ivens Barbosa, o coordenador do Departamento de Geoprocessamento, Rogério Firmino, e técnicos da secretaria. 

O sistema, adotado em 2011, perpetua estudos e coletas de dados, referentes ao cadastro imobiliário urbano e à cartografia de Arapiraca, a fim de identificar toda área urbana e os loteamentos existentes, com fotografias aéreas e informações de campo. Um ano depois, um novo software Portal Intranet foi desenvolvido pela equipe do Grupo de Tecnologia da Informação (GTInfo), o que hoje facilita a coleta e troca de informações para a prefeita Célia Rocha.