Programa seleciona bolsistas de Dança, Biologia e Letras

Inscrições seguem até o próximo domingo; bolsa é no valor de R$ 400,00

09/10/2014 16h55 - Atualizado em 09/10/2014 às 16h57

Mauricélia Ramos – jornalista colaboradora

A professora do Centro de Educação (Cedu), Rosemeire Reis, seleciona bolsistas de licenciaturas para bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) relacionadas ao Programa de Formação Continuada de Professores em Pesquisa-Ação para a Melhoria na Qualidade da Educação Básica -Fapeal/Capes. As vagas são para alunos de Biologia (2), Artes-Dança (1) e Letras-Português (3) e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail reisroseufal@gmail.com até este domingo, 12 de outubro.

Os interessados devem enviar para o e-mail citado a ficha de inscrição (em anexo) preenchida, currículo lates, histórico escolar, CPF, RG e comprovante de residência e devem ter 20 horas mensais para se dedicar ao projeto. A bolsa é de R$ 400,00 e tem duração de um ano. A seleção será no dia 13 de outubro das 14h às 16h, na sala 5 do Cedu, no Campus A.C. Simões, em Maceió, quando será avaliado o histórico escolar e aplicada uma redação.

Conforme o edital, serão priorizados alunos oriundos de escolas públicas e que tenham vulnerabilidade financeira. Também há quatro vagas para cadastro de reserva, para os cursos de Artes-Teatro, Química, Português e Geografia. Rosemeire Reis, coordenadora da pesquisa-ação, explica que o programa é fruto de parceria com representantes dos Arranjos Produtos Locais e tem como coordenadora-geral a presidente da Fapeal, Janesmar Coutinho, e como coordenador pedagógico, o professor do Cedu Luís Paulo Mercado.

"O principal objetivo da pesquisa é construir coletivamente na escola, com os professores, alunos do ensino médio, licenciandos da Ufal, integrantes do APL Móveis, processos de criação em relação à 'escola que existe e a que todos gostariam que existisse'. Portanto, a pesquisa visa construção de diálogo com os jovens da escola para implicá-los em processos de mudanças do espaço escolar, de criação de novos materiais a partir dos que já existem e de significação dos conteúdos que serão trabalhados pelos professores envolvidos na pesquisa", explica a coordenadora.

Mais informações pelo edital abaixo ou pelo e-mail da professora Rosemeire: reisroseufal@gmail.com.