Alunos e orientadores recebem certificados de Excelência Acadêmica do Pibic

Foram contemplados projetos do Campus A.C. Simões e do Ceca

03/10/2014 12h52
_Trabalhos de todas as áreas foram classificados

_Trabalhos de todas as áreas foram classificados

Pedro Barros - estudante de Jornalismo 

Na manhã desta quinta-feira (02), a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propep) entregou certificados de Excelência Acadêmica a mais de 60 trabalhos apresentados no XXIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Foram contemplados alunos e professores orientadores que realizaram os melhores projetos de pesquisas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), no Ciclo 2012-2013. 

A cerimônia foi realizada no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, envolvendo apenas alunos do Campus de Maceió e do Centro de Ciências Agrárias, em Rio Largo. O momento também incluiu a entrega de oito certificados pela apresentação em pôster na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), durante a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que ocorreu em julho deste ano, na cidade de Rio Branco, AC. 

Os classificados dos campi do interior receberão os certificados durante o próximo Encontro de Iniciação Científica, que deve acontecer de 11 a 13 de novembro, em Arapiraca. Receberam o reconhecimento 18 trabalhos do Campus Arapiraca e dois do Campus Sertão. 

Cerimônia 

Compuseram a mesa o pró-reitor de Gestão Institucional, Pedro Valentim; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti; a vice-reitora Rachel Rocha; a chefe da Coordenadoria de Pesquisa (CPq) da Propep, Karina Salomão; e a assistente em administração da CPq, Berenice Pimentel. 

"Ter o trabalho reconhecido como de excelência requer todo um processo de esforço e seriedade. Parabenizo a todos os professores, alunos e institutos que contribuem e incentivam esse programa", disse Meneghetti. A pró-reitora explicou que, para serem escolhidos, os trabalho passaram por uma avaliação interna, com professores da Ufal, e uma avaliação externa, com professores de várias universidades de todo o país. 

Ela também comemorou os avanços do programa. "No ciclo 2014-2015, conseguimos, pela primeira vez, fornecer bolsas para praticamente todos os estudantes do Pibic. Não podemos esquecer o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que forneceu 100 bolsas para alunos Pibic", disse Meneghetti. 

"O mais importante desse programa é a inserção do aluno na pesquisa, que acaba sendo uma ponte para sua pós-graduação. Essa experiência pode ser um auxílio tanto para a carreira acadêmica quanto para o profissional no mercado", disse a coordenadora Karla Salomão. 

Confira a lista dos trabalhos neste link. http://www.ufal.edu.br/estudante/pos-graduacao-e-pesquisa/programas/pibic/relacao-dos-bolsisas-selecionados-para-reapresentarem-seus-trabalhos-na-sbpc/view