Programa Ciência sem Fronteiras abre novas chamadas para graduação-sanduíche

Ufal prepara edital interno para alunos interessados; Inscrições vão até setembro

08/09/2014 17h45 - Atualizado em 19/03/2018 às 08h31

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Programa Ciência sem Fronteiras abre chamadas para graduação-sanduíche em 21 países de destino. As inscrições estão abertas até 29 de setembro no Site Oficial do Programa. O CsF é realizado conjuntamente pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem atender a alguns critérios:

1. Ter nacionalidade brasileira;
  2. Ter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009;
  3. Apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino;
  4. Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos;
  5. Estar regularmente matriculado em um dos cursos das áreas contempladas;
  6. Ser homologado pela instituição de ensino superior (IES) de origem (mérito acadêmico);
  7. Não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela CAPES ou pelo CNPq;
  8. Ter se inscrito no processo seletivo interno de sua IES. (É dever do candidato buscar informação junto à sua universidade a respeito da existência deste processo seletivo interno. As instituições de ensino superior possuem autonomia para ampliar os requisitos e critérios exigidos em suas chamadas internas para a admissibilidade dos candidatos).

Os alunos contemplados receberão bolsa mensal, em moeda local, que custeará sua a permanência pelo período de estudo no país escolhido. Também são concedidos auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.

Os países do destino são: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Mais Informações pelo Endereço: www.cienciasemfronteiras.gov.br.

Edital Interno

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) e de Graduação (Prograd) e Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) lançou edital interno para as novas chamadas do CsF.

Para concorrer a uma vaga de graduação sanduíche em uma das chamadas acima o aluno da Ufal deverá, obrigatoriamente, além de realizar inscrição no Site Oficial do Programa, se inscrever no processo seletivo interno, através do preenchimento e envio online do formulário eletrônico, até o dia 29 de setembro, anexando obrigatoriamente o histórico analítico de graduação e Currículo Lattes, atualizados e em formato PDF.

Os interessados deverão ainda, além de atender aos critérios gerais do programa, demonstrar perfil de aluno de excelência atendendo os seguintes requisitos:

I- ter coeficiente de rendimento acumulado igual ou maior que 7 (comprovado por meio do histórico analítico de graduação atualizado);

II- não ter mais do que três reprovações;

III- ter currículo Lattes cadastrado e atualizado no CNPq;

Não poderão concorrer, neste processo seletivo interno, estudantes que já foram contemplados com bolsa de graduação sanduíche no exterior (por exemplo, do Programa Ciência sem Fronteiras), financiada no todo ou em parte, pela Capes ou pelo CNPq.

O resultado do processo seletivo interno será divulgado até o dia 10 de outubro de 2014 no endereço eletrônico do Programa no site da Ufal.

As dúvidas poderão ser enviadas aos e-mails: csf.ufal@gmail.com  ou assessoria.asi.ufal@gmail.com ou pelos telefones 3214-1126 (Propep/CsF) / 3214-1761 (ASI).