Começa 7ª Semana de Letras na Ufal

22/09/2014 17h48 - Atualizado em 25/09/2014 às 11h46
Comissão organizadora da Semana de Letras

Emanuele Divino – estudante de Jornalismo

Está sendo realizada durante os dias 22 ao dia 26 de setembro, no auditório Vera Rocha, situado no Campus A.C. Simões, em Maceió, a 7ª semana de Letras da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atraindo não apenas os alunos do campus de Maceió, mas também alunos do Campus Arapiraca, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal – Arapiraca) e demais alunos de outros estados que estão tendo a oportunidade de prestigiar o evento devido o vínculo de ex-alunos com a Ufal.

O professor Eduardo Lyra, pró-reitor de Extensão, deu início a palestra juntamente com a professora Estella Virginia Telles de Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ressaltando as Teorias e Análises da Linguística, assim como a língua indígena, que vem desfalecendo entre as demais línguas. A estudante Jéssica Gonçalves, do 8º período de Letras (habilitação em Português), é uma das organizadoras da semana de atividades, ressaltou a importância da mesma.

Segundo ela, o evento tem por objetivo promover discussões sobre as grandes áreas da Linguística e Literatura dentro da Universidade, observando as interfaces entre tais disciplinas e as diversas mídias e áreas do conhecimento, assim como em manter e ressaltar as manifestações artísticas, o cinema marginal, artes plásticas e demais atividades as quais a Universidade não oferta, todas elas sendo trabalhadas nas oficinas.

A partir desta terça, 23, acontecerá a Expoletras, no pátio da Faculdade de Letras (Fale) tendo início às 14h. Serão exibidos sessões de cinema e exibição de longas metragens. Terá ainda o Concurso de Contos: Arrisete Vilela, e os três primeiros colocados ganharão obras literárias como prêmios. A Expoletras é uma organização da Fale, juntamente com o PET Letras e o Núcleo de Estudos Indigenistas (NEI).