Após intercâmbio internacional, estudante voltará à Itália para o doutorado

Carlos Eduardo está terminando o mestrado e já se prepara para cursar o doutorado na Universitá Degli Studi di Padova

18/09/2014 17h38 - Atualizado em 18/09/2014 às 17h56
Carlos Eduardo feliz com a aprovação no doutorado

Lenilda Luna - jornalista

Para Carlos Eduardo de Farias Silva os obstáculos existem para serem superados. O mestrando em Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) insistiu com professores e orientadores para tirar o melhor proveito de cada oportunidade que surgiu na vida acadêmica dele. Essa persistência está rendendo bons frutos. O estudante, que ainda está concluindo o mestrado, prepara-se para ir, agora em outubro, fazer doutorado na mesma universidade onde fez o intercâmbio na Itália.

Durante a graduação sanduíche, quando cursou dois anos de Engenharia Química, 2012 e 2013, na Universidade de Pádua, na Itália, em intercâmbio pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, Carlos Eduardo demonstrou grande vontade de aprender e pesquisar. Na Europa, o aluno de graduação estuda em sala de aula e só depois participa de projetos de iniciação científica. Mas Carlos Eduardo tanto insistiu que conseguiu o apoio do professor Alberto Bertucco para integrar a equipe do laboratório em pesquisas sobre cultivo de microalgas para aplicação bioenergética.

Logo depois de colar grau, em fevereiro de 2013, o estudante foi aprovado, em segundo lugar, para o mestrado. Nem bem terminou essa etapa, Carlos Eduardo já se prepara para a próxima conquista. "Eu e minha família ainda não conseguimos acreditar, como alguém tão simples, com uma vida acadêmica totalmente pública, passando pelas redes municipais e estudais, no ensino fundamental, Ifal (Instituto Federal de Alagoas), durante o ensino médio, e Ufal no ensino superior, conseguirá cursar um doutorado no exterior", comemorou entusiasmado.

Carlos Eduardo faz questão de ressaltar o histórico da universidade onde será o doutorado. "A Universitá Degli Studi di Padova é uma das mais antigas do mundo, fundada em 1222. Por lá passaram nomes célebres, como Leon Battista Alberti, Galileo Galilei, Niccolò Copernico, Melchiorre Cesarotti e Pietro Martire Vermigli. É também a primeira universidade do mundo a conceder um titulo de ensino superior a uma mulher, em 1678. Para mim será uma honra e buscarei responder à altura nessa oportunidade", declarou.

Como ainda está concluindo o mestrado na Ufal, Carlos Eduardo vai precisar acelerar as atividades. "Tenho que adiantar os experimentos e a preparação da minha dissertação, assim como terminar as duas disciplinas que me restam, ou seja, terminar em um ano o mestrado, mas estou confiante, apesar da correria, que tudo dará certo e conseguirei viajar. Agradeço ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Química por entender meu caso e me dar suporte, à Assessoria Internacional e ao DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico), à Capes, provedora da bolsa para a graduação sanduíche, e ao CNPq, da bolsa para o doutorado", concluiu o estudante.