Estudantes de Engenharia Química promovem evento para debater sustentabilidade na área

A 15ª Semana de Engenharia Química acontecerá de 18 a 22 de agosto e aposta também na conquista do mercado de trabalho

04/08/2014 16h39 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h06

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

A Semana de Engenharia Química (SENQ) do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) chega, este ano, a sua 15ª edição. Com palestras, oficinas, minicursos, workshops, mesas-redondas, visitas técnicas e mostra de iniciação científica, o evento discute o tema: Desafios Ambientais e da Sustentabilidade na Engenharia, entre os dias 18 a 22 de agosto, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Os interessados em participar podem se inscrever pela internet, por meio do site do evento, até esta sexta-feira, 8, e efetuar o pagamento de R$ 30,00, que deverá ser realizado na sala do CAEQ, localizada ao lado da xerox, no prédio do Centro de Tecnologia (Ctec), de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e 13h às 16h. A abertura do evento será na segunda-feira, 18 de agosto, a partir das 14h, no auditório da Reitoria, com mesa de solenidade e palestra magna da DEDINI S/A - Indústrias de Base, apoiadora do evento.

Cada inscrito tem direito a participação em todas as palestras, em um minicurso, em uma visita técnica ou uma oficina, no workshop de empresas e na mostra de iniciação científica. E poderá ainda, submeter um trabalho para mostra de Iniciação Científica. Essas submissões deverão ser feitas até o dia 8 de agosto, também pelo site do evento.

Sobre o evento

Durante a semana, serão abordados assuntos como sustentabilidade, energias renováveis, reaproveitamento de subprodutos, tratamento de efluentes, biocombustíveis e reaproveitamento na indústria de alimentos, com a participação de empresas parceiras, destaque no setor no estado de Alagoas, que apresentarão políticas de sustentabilidade, áreas de atuação, portfólios de serviço e de professores do curso, que abordarão a produção acadêmica da área.

Apoiados na atual expansão do ideal de desenvolvimento sustentável e como ele tem pressionado as empresas na busca de práticas alternativas de produção e prestação de serviços, a organização da 15ª SENQ viu na exigência do mercado de trabalho de um ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, a oportunidade para aliar a base acadêmica, fornecida pela instituição de ensino, com a experiência e visão de mercado dos profissionais e empresários.

Num momento oportuno para ambas às partes, a SENQ se mostra como o espaço ideal para as empresas se apresentarem aos alunos e vice-versa. “É o momento para se criar laços de aproveitamento mútuo: as empresas identificando os futuros profissionais mais promissores e os estudantes encontrando espaço e oportunidade de estágios, uma carência antiga dos engenheiros químicos em formação”, explicam os membros do CAEQ.

A 15ª Semana de Engenharia Química contará ainda com o apoio da: Ibratin, Braskem S/A, Chesf, GranBio Investimentos S.A., Verdom Indústria e Comercia Ltda., Energias Renováveis do Brasil (ERB) e ArcelorMittal e patrocínio da: Petrobrás, Algás e Tecfibra. Saiba mais informações pelos telefones (82) 9117-0969 (Flávio Calheiros) e (82) 9660-4052 (João Victor Verçosa).