Continuam abertas as inscrições para os Programas de Assistência Estudantil

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto no site da Copeve

06/08/2014 14h50 - Atualizado em 28/08/2014 às 11h03

Rose Ferreira – jornalista colaboradora

Estudantes de graduação de cursos presenciais podem se inscrever, até o dia 21 de agosto, nos programas de assistência estudantil da Ufal: bolsa Pró-graduando (antiga bolsa Permanência), Restaurante Universitário, Residência Universitária e Auxílio-alimentação. As inscrições devem ser feitas no site da Copeve (www.copeve.ufal.br), com posterior entrega de documentos.

Serão oferecidas 450 vagas para Bolsas Pró-graduando/Painter + Restaurante Universitário; 19 vagas (10 masculinas e 9 femininas) para Residência Universitária; 100 vagas para o Restaurante Universitário do Campus A.C. Simões; 20 vagas para o Restaurante Universitário do Campus Delza Gitaí (Centro de Ciências Agrárias); e 20 vagas para auxílio-alimentação (para os alunos da graduação em artes do Espaço Cultural). O quantitativo de vagas para os alunos que necessitam de Bolsa Pró-graduando + Restaurante Universitário + Residência Universitária dependerá da seleção de cada demanda distintamente.

Sobre as bolsas

O Programa Bolsa Pró-Graduando (BPG) tem o objetivo de atender ao estudante em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, para ampliar as suas condições de permanência durante sua formação acadêmica presencial. Os alunos bolsistas recebem um valor de R$ 400,00 e desempenham atividades com carga horária de 12 horas semanais, prioritariamente em setores e áreas de sua formação acadêmica.

O Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) consiste numa modalidade da BPG e possibilita a atuação do estudante em projetos interdisciplinares. O Painter possui edital específico para seleção de projetos nas diversas áreas de conhecimento, com posterior encaminhamento de bolsistas selecionados, dentre os estudantes classificados no edital em vigor. O bolsista também recebe o valor de R$ 400,00 e deve disponibilizar uma carga horária de 20 horas semanais.

O Programa Restaurante Universitário (RU), no âmbito do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), atende com isenção de taxas aos estudantes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, avaliados pelo Serviço Social da Proest. Os bolsistas BPG e Painter terão acesso automático ao RU. Os estudantes dos cursos de graduação em Artes são atendidos, dentro das possibilidades, pelo auxílio-alimentação, no valor de R$ 150,00.

Já o Programa Residência Universitária visa oferecer uma política de moradia estudantil para uma determinada parcela dos estudantes de graduação presencial oriundos de outros municípios do Estado e de outros Estados da Federação, favorecendo as condições para a permanência do estudante na educação superior.

Vale ressaltar que este Edital contempla apenas os estudantes da capital, uma vez que os interiores têm um calendário acadêmico diferenciado e, por isso, têm autonomia para lançar edital próprio no início do semestre letivo.

Seleção por meio de edital: praticidade

Sobre a novidade de o processo seletivo ser realizado por meio de edital, como qualquer outro concurso, Erivaldo Farias, Gerente de Assistência Estudantil da Proest, declara: “Estamos satisfeitos com a nova metodologia de seleção, porque o edital servirá para sistematizar e qualificar os programas, além de permitir um processo mais prático e organizado”.

“A parceria nas áreas de assessoria e suporte técnico com a Copeve tem sido imprescindível para nós, porque vai nos permitir uma sistematização da informação, que não tínhamos até então, uma vez que a seleção era constante e feita diretamente na Pró-reitoria. Agora, o aluno se inscreve online, escolhendo a opção que tem perfil para concorrer, e acompanha o processo pelo Portal do Estudante”, explica Erivaldo.

“Vale ressaltar que as possíveis dúvidas a respeito do Edital, resultados e convocações devem ser tiradas durante o período de inscrição na Proest, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, através do telefone (82) 3214-1079 ou pelo e-mail editaldaassistenciaestudantil@gmail.com”, complementou. Para mais informações, consulte o Edital.