Proest divulga resultado de projetos selecionados para o Vivência de Arte

Vinte projetos foram selecionados

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), divulga o resultado dos selecionados para a temporada 2014 do Programa Vivência de Arte. Os projetos selecionados terão uma duração de 8 meses, divididos em 2 etapas de 4 meses. Cada projeto poderá ser composto por até 4 estudantes, que receberão Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI), mensalmente, no valor de R$ 400.

Confira a lista com os vinte projetos selecionados:

1. Arte da Capoeiragem;

2. Arte na Mão;

3. Caleb;

4. Churrascore;

5. Commedia dell’Arte;

6. Espaço Preto com Brilho;

7. Expedição em Alagoas;

8. Filmar;

9. Fotografia na Universidade;

10. Ginastica Circense;

11. Musica Instrumental por Alagoas;

12. Oficina Folclórica;

13. Pintando o Frevo, eu Fervo;

14. Poesia no Campos;

15. Recita Sertão;

16. Sinfonia das Águas;

17. Swing da Sexta;

18. Teatro de Bonecos;

19. VERtigem;

20. Vivendo Maracatu;

O Vivência de Arte é uma iniciativa que tem como objetivo criar oportunidades de produção e atuação artístico-cultural para os estudantes vinculados aos diversos cursos de graduação existentes na Ufal, além de despertar o interesse e estimular a participação dos mesmos em atividades artísticas e culturais, abrindo espaços para que possam revelar seus talentos e potenciais criativos no campo da arte e da cultura.

Em quatro anos de existência, já contemplou 35 projetos cuja realização se deu nos três campi da Universidade. Os projetos envolvem atividades de arte e cultura em suas mais diversas áreas, tais como poesia, capoeira, cinema, música, maracatu, teatro, ginastica circense, teatro de bonecos, entre outros. Segundo Ruth Vasconcelos, coordenadora de política estudantil da Universidade, o programa tem imensa relevância para a comunidade.

Criar esse canal de expressão da arte e cultura para os estudantes, seja como protagonistas seja como espectadores, traz uma relevância imensa, pois, através dessas expressões artísticas e culturais, a Ufal contribui para a vivência e a formação cidadã dos estudantes universitários.” Neste ano, o Programa apresenta o fortalecimento da articulação entre as Pró-reitorias Estudantil (Proest) e de Extensão (Proex). “Com isso, buscaremos incentivar a participação da sociedade nas apresentações dos estudantes aqui na Ufal”, complementou Ruth.