Alunos conquistam medalhas em evento nacional e Ufal fica com o ouro no judô

A Ufal foi vitoriosa nas modalidades taekwondo e judô com equipes dos campi A. C. Simões e do Sertão


- Atualizado em
 | nothing

Diana Monteiro - jornalista e Rosiane Martins - estudante de jornalismo 

A recente competição nacional da Liga de Desporto Universitário (LDU), em Maceió, trouxe para a Universidade Federal de Alagoas sete medalhas para as modalidades de judô e taekwondo marcando pela primeira vez presença no disputado evento. O grande destaque da equipe e de Alagoas foi o atleta André Ferreira, único alagoano a conquistar o ouro na modalidade judô. Como ele mesmo diz: “a vitória é um incentivo para fazer outras competições, porque além de atleta da Ufal eu também represento Alagoas”,  reforça o estudante, já em fase de preparação para o conhecido  Brasileiro sub- 23 de judô a se realizar  em Natal, em setembro deste ano. 

Um destaque especial para a modalidade taekwondo, onde  alunos do Campus do Sertão (sede Delmiro Gouveia),  conquistaram duas medalhas de bronze na competição seletiva para o próximo Mundial de Taekwondo Universitário. Os medalhistas foram  a aluna  do curso de  Pedagogia, Shirlem Araújo,  e Rafael Gomes, aluno do curso  Engenharia Civil . 

A Liga do Desporto Universitário engloba os campeonatos brasileiros universitários em diversas modalidades, tais como Lutas (karatê, judô e taekwondo), Tênis, Tênis de Mesa, Xadrez, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete e, também, modalidades de areia. A cada ano a LDU reúne milhares de alunos-atletas nas etapas estaduais e nacionais. 

Realizada pela Confederação do Desporto Universitário (CBDU)  nos dias 24, 25 e 26 de abril, a competição nacional contou com a participação de equipes de instituições de ensino superior de Alagoas e de vários estados da Federação  nas seguintes modalidades de lutas: judô, taekwondo, karatê e luta olímpica. 

Na modalidade judô, cinco alunos representaram a instituição nas competições masculino e feminino e todos foram premiados com medalhas.   A equipe foi composta pelos seguintes alunos:  André Ferreira (Educação Física) 1º Lugar; Ranny Scarleti (Educação Física) 2º lugar;  Ivens Daniel (Física) 3º lugar; Carol Brandão (Ciências Contábeis ) 2º  lugar e Cássia Ticiane (Educação Física) 2º lugar. 

 As equipes de lutas e de judô têm como treinador  Adonai Seixas, graduado em Educação Física pela Ufal e que representou a instituição em  quatro Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), considerados as Olimpíadas Universitárias, além de ser  o mais expressivo evento esportivo da categoria universitária, dentro e  fora do país. 

Sobre o destaque da Ufal na recente competição nacional Adonai destaca que o resultado mostra o compromisso dos atletas em resposta ao investimento feito pela Universidade, trazendo o melhor resultado da história da instituição nessa competição,  e comprova  que o investimento  já está colhendo os frutos. “Não há dúvida de  que a médio e longo prazos os resultados esportivos para a Universidade Federal de Alagoas  serão cada vez mais positivos”,  enfatizou o treinador. 

Estímulo ao esporte 

Com o objetivo de incentivar a prática do esporte na universidade federal de Alagoas, a Pró-reitoria Estudantil (Proest) implantou em 2013 o Programa Bolsa Atleta contemplando alunos do Campus A. C. Simões, Campus Arapiraca e Campus do Sertão. A coordenadora do programa, professora Leonéa Santiago, do curso de Educação Física (licenciatura) reforça que a ação vem atingindo o objetivo proposto despertando o interesse dos alunos. 

O Programa Bolsa Atleta é destinada a alunos de todos os cursos  e o reflexo da iniciativa institucional  é percebido pelo Núcleo de Esporte da instituição,  instalado no curso de Educação Física. “O núcleo vem tendo uma procura cada vez maior para a prática desportiva e assim estamos  conseguindo formar equipes representantes da instituição em diferentes modalidades, a exemplo do basquetebol, handebol, voleibol com participação em eventos locais, regionais e nacionais”, frisou a coordenadora. 

Atualmente o programa conta com 30 bolsistas e tem previsão para julho a publicação de um novo edital para a concessão de mais bolsas com a finalidade da prática desportiva na Universidade Federal de Alagoas.