Grupo de preservação da Cultura Negra promove evento no Campus do Sertão

As ações artísticas e culturais envolveram estudantes e professores

- Atualizado em
Mesa de conversa | nothing
Mesa de conversa

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé realizou no sábado, 29 de março, no Auditório Graciliano Ramos, no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, um evento formativo de intercâmbio cultural com o Grupo Afoxé Omô Obá Dê, de Recife.

O evento contou com a presença de professores do Tronco Inicial do Eixo Educação e do Tronco Profissionalizante do curso de História, alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-História/Sertão), além de alunos das quatro licenciaturas do campus, dos jovens da Comunidade Quilombola da Serra das Viúvas (município de Água Branca) e agentes da sociedade civil da região (candomblecistas, estudantes, trabalhadores, donas de casa etc.).

A programação contou com mesas redondas com a presidente do Afoxé Omô Obá Dê: Fátima Brito (Mãe Fátima de Oxum) e seu diretor Musical: Jonathan Dias (Obá de Xangô), que abordaram temas como memória cultural e simbólica do candomblé, memória musical afro-brasileira e a relevância político-social da formação de professores para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa no ambiente escolar. Logo após, foram promovidas oficinas de percussão e danças afro-brasileiras (ijexá, danças dos orixás e danças tribais).

Este é o segundo encontro de intercâmbio do Abí Axé. O primeiro ocorreu em novembro de 2013 com o grupo Afoxé Oxum Pandá, um dos mais antigos de Pernambuco, referência nacional do gênero.

Já estão sendo programados outros encontros de intercâmbio visando oferecer oficinas gratuitas de Canto, com Nalva Silva; Maquiagem Artística, com Perácio Júnior, Confecção de Xequerês, com Raquel Silva e Relações Simbólicas entre grupos artísticos e religiões populares, com Mário Ribeiro. Elas serão gratuitas e acontecerão aos sábados, das 14h às 17h, no Campus do Sertão.

Mais informações pelo e-mail: prof.gustavogomes@hotmail.com e telefone: (82) 9609-0853

O Grupo

O grupo de Cultura Negra do Sertão Abí Axé Egbé surgiu a partir do projeto de Extensão Acadêmica “ABÍ AXÉ EGBÉ: músicas e danças afro-brasileiras construindo a cidadania no sertão alagoano”, coordenado pelo professor mestre Gustavo Manoel da Silva Gomes, docente do curso de História no Campus do Sertão.

O grupo tem como objetivo suprir a falta de um componente curricular específico sobre História e Cultura Afro-Brasileira na formação de professores; discutir e combater as práticas racistas cotidianas e a intolerância religiosa que afligem o sertão, além de funcionar como um espaço alternativo de aprendizado sobre a história e cultura afro-brasileira, promovendo interações éticas e estéticas que aludem ao universo cultural negro através de oficinas de percussão, canto, dança e estética negra, palestras, cine-debates, excursões pedagógicas e intercâmbios culturais com grupos e personalidades de referência na cena cultural negra do Nordeste Brasileiro.