Estágio: a prática como instrumento de qualificação profissional

Conhecimento, crescimento e oportunidade são algumas das experiências vivenciadas pelos estagiários

- Atualizado em
Thiago Prudente, gerente de Estágios Curriculares | nothing
Thiago Prudente, gerente de Estágios Curriculares

Rosiane Martins - estudante de jornalismo

Nem só de teoria se aprende. Esse conceito se vale a quase tudo na vida, inclusive na formação profissional de um estudante universitário. Muitas vezes é preciso aliar a teoria dos grandes pensadores e pesquisadores à parte prática do curso e essa só pode ser aprendida quando vivenciada.

Para os estudantes, conhecer a profissão escolhida nas formas teórica e prática é importante, afinal a graduação é o período de conhecimento e aprendizado sobre a profissão a ser exercida. Dentro desse contexto o estágio é, sem dúvida, de total relevância para formação dos universitários, sendo um processo de aprendizagem indispensável para os que desejam enfrentar os desafios da carreira escolhida.

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres) considera-se estágio atividades de aprendizagem proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de trabalho, sendo realizadas junto a pessoas jurídicas ou físicas sob responsabilidade da coordenação da instituição de ensino.

Na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Gerência de Estágios Curriculares, é o setor responsável em auxiliar os estudantes em tudo o que diz respeito a estágio. São atividades de sua responsabilidade: providenciamento de seguros de estágios obrigatórios, divulgação das oportunidades de estágio, fiscalização do convênio e emissão de termos de compromisso.

Reconhecendo a importância do estágio e com o intuito de ajudar e incentivar os alunos, a Ufal possui convênio com várias empresas, possibilitando que estudantes de todos os cursos possam concorrer a uma vaga. Segundo o gerente de Estágios Curriculares, Thiago Prudente, a Prograd recebe por semana cerca de 100 solicitações de estágio, equivalente a uma média de 20 por dia, por mês esse número fica entre 150 e 200.

“Atualmente há cerca de 760 empresas conveniadas com a Ufal e a cada ano uma média de 150 e 200 novas empresas jurídicas e físicas realizam convênio com a universidade”, explica Thiago, ressaltando a prática do estágio como algo positivo na vida dos estudantes. “O estágio é a primeira oportunidade de conseguir um emprego e fazer nome no mercado. A Universidade dá os caminhos que o aluno precisa: o estágio é a porta, uma ferramenta indispensável na formação social, acadêmica e pessoal para o individuo”, destaca.

Os números de estudantes estagiários são bastante expressivos: Em 2013 estima-se que 1.727 alunos da Ufal iniciaram algum estágio - obrigatório ou não. No mesmo ano encerraram-se 1.131 e os que permaneceram foram 5.692. Através da Ufal foram 1.027 estágios e por agentes de integração (empresas responsáveis em contratar estagiários) foram 700. Vale reforçar que do número total de estágios concedidos na universidade cerca de 90% não são obrigatórios.

A oportunidade

A estudante do 7º período de Design, Marília Carvalho, estagia há dois anos na área de Comunicação Visual e diz que está tendo uma experiência bastante enriquecedora. “Nunca tinha lidado com a parte física do meu curso, tudo que eu sabia era apenas teoria. No início foi difícil porque o dia a dia exige mais agilidade, coisa que se adquire com o tempo, mas já fiz trabalhos que foram para além do setor em que trabalho. Certa vez fiz um outdoor que ficou exposto em vários lugares da cidade, pra mim isso foi um reconhecimento grande”, destaca.

O crescimento

Alguns estagiários desenvolvem o trabalho de forma tão positiva que as empresas acabam por efetivá-lo no cargo. A jornalista Juliana dos Anjos, hoje apresentadora do Jornal da Pajuçara Manhã, foi estagiaria durante dez meses antes de ser efetivada. Ela conta que para conseguir a vaga teve que participar de uma seleção com várias etapas que incluíam prova escrita e entrevista.

“Na verdade eu sou muito sortuda, porque a seleção foi feita pouco antes de eu ir viajar. Fiz a prova escrita, participei da entrevista e depois viajei. Eu nem esperava mais conseguir a vaga, até que meses depois um estagiário desistiu e eu fui chamada”, relembra.

Juliana estagiava durante quatro horas por dia e esse era o tempo que tinha para mostrar o seu potencial. “Já no estágio comecei a pensar na possibilidade de ser efetivada. Então, fui me preparar: procurei uma fonoaudióloga, escrevia texto depois que voltava da rua, gravava passagem e sempre ouvia as sugestões das pessoas com quem trabalhava. Eu acho que quando você está disposto a aprender e tem gente disposta a ensinar tudo fica mais fácil. Além disso é preciso estar disposto a ouvir certas críticas, pois faz parte do processo.”

Os benefícios trazidos pelo estágio não foram apenas para a área profissional. “Estagiar me proporcionou coisas importantes na minha vida. Aprendi a ser disciplinada, organizada e a ter mais responsabilidade, pois no trabalho eu tinha minha função, meus afazeres,” enfatiza Juliana.

Os interessados em conhecer os procedimentos sobre estágio na Ufal devem ficar atentos a fanpage no Facebook que, semanalmente, é atualizada com oportunidades de estágios em diversas áreas. É possível, também, entrar em contato com a Gerência de Estágios Curriculares na Prograd por meio dos números: (82) 3214-1083 / 1654.