Ufal oferta cursos de informática gratuitos para estudantes do Campus A.C. Simões

Interessados devem preencher formulário eletrônico, no período de 25 a 30 de março

- Atualizado em

Ananiel Antonio - estudante de Jornalismo, com Redação Ascom

O Centro de Inclusão Digital (CID), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculado a Pró-reitoria Estudantil, informa que estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de Informática Básica I e II, Introdução ao Linux e Montagem e Manutenção de Computadores, no período de 25 a 30 de março. Para garantir a inscrição, o aluno deve preencher o formulário eletrônico, até às 23h59 do próximo domingo (30). Serão ofertadas 60 vagas (15 para cada curso), devendo o aluno frequentar pelo menos 75% da carga horária para receber o certificado.

As aulas ocorrerão de segunda a quinta, de 7 a 17 de abril, em quatro horários, em um laboratório no bloco 12, antigo Instituto de Computação (IC), e serão ministradas por seis estudantes do IC. Os cursos ajudam a explorar melhor recursos de edição de documentos, concepções de gráficos, além de embasamento em redes de computadores, uso de Software Livre e montagem e manutenção em informática.

Em reunião com a Pró-reitoria Estudantil (Proest), no dia 21, a professora Elaine Pimentel, coordenadora de Ações Acadêmicas, disse estar esperançosa com as ações que serão desenvolvidas. “Estamos trabalhando para que o CID tenha representatividade na comunidade acadêmica, sendo um modelo para a sociedade e também para outras instituições de ensino. A universidade tem um instrumento valioso de ascensão social, uma vez que possibilita, de forma gratuita, que alunos sejam capacitados em cursos tão necessários em quaisquer áreas da academia”, ratificou Elaine Pimentel, ao apresentar interesse em ofertar a formação também para reeducandos que fazem parte do convênio da Universidade com a Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP).

Para o instrutor Hermes Vilar, aluno de Ciência da Computação, os cursos oferecidos pelo CID têm garantido mais confiança durante a execução de tarefas que exigem conhecimento em informática, tanto para atividades acadêmicas quanto para o mercado de trabalho e concursos. “Geralmente, os alunos vêm com um conhecimento básico, já que aprendem a usar algumas ferramentas por conta própria. O nosso objetivo é aperfeiçoar esse conhecimento e facilitar o uso dessas ferramentas para que tenham utilidade em atividades de sua área”, comentou.

Rafael Holanda, aluno do curso de Engenharia Química, estudou no CID e afirma: “Os cursos ofertados pelo Centro de Inclusão Digital foram bases decisivas para a busca de outros conhecimentos em informática”. Segundo Rafael, a capacitação lhe garantiu mais autonomia para usar ferramentas que antes desconhecia.

Cursos e Horários

No momento da inscrição, o candidato pode optar por um dos quatro cursos disponíveis. As aulas acontecem em dois dias da semana e cada turma será composta por 15 alunos. Segue lista dos cursos com seus respectivos horários:

• Informática Básica I – Planilhas, Editores de Texto e Slides (Segunda e Quarta, 11h – 12h40)
  • Informática Básica II – Internet, Redes e Otimização (Segunda e Quarta 13h30 – 15h10)
  • Introdução ao Linux (Terça e Quinta 11h10 – 12h50)
  • Montagem e Manutenção de Computadores (Terça e Quinta 13h30 – 15h20)

Para mais informações, ligar para 3214-1080 ou enviar e-mail para cidigital.ufal@gmail.com .

Histórico

O Centro de Inclusão Digital (CID) foi criado em 2009, através da Proest, com o objetivo de oferecer cursos de informática aos universitários atuantes em diversos campos de trabalho da universidade e que necessitavam, em seu dia-a-dia, de conhecimento básico em informática, para o manuseio de editores de texto e ferramentas tecnológicas diversas.

Em 2010, o projeto ganhou extensões maiores, com a criação de outras unidades no Campus Arapiraca. No Campus do Sertão, o CID será ativado no ano corrente. Atualmente, a coordenação do CID ampliou a oferta dos cursos, com a abertura de vagas para a comunidade acadêmica em geral, na capital e no interior.