Propep abre seleção de bolsas de Inovação e Tecnologia

Interessados podem se inscrever até o dia 14 de abril

- Atualizado em

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propep) informa que estão abertas até o dia 14 de abril as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). Conforme o edital, poderão solicitar bolsa e atuar como orientadores os Docentes e Pesquisadores da Universidade que atuem no desenvolvimento tecnológico e realizem atividades de inovação.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, pela internet por meio de preenchimento do seguinte formulário que também pode ser visto também no site do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT)além do envio de documentos ao e-mail:pibiti2009form@gmail.comA lista completa de documentos pode ser vista na página 5 do edital disponível aqui.

Vale reforçar que no caso de informações pertinentes ao projeto, o orientador deve providenciar a inclusão do mesmo, de forma digitalizada, como anexo ao projeto submetido. No critério avaliativo, serão considerados a produção científica e tecnológica do orientador e o mérito do projeto submetido, o qual deve apresentar características de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora.

Objetivos do programa

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem como objetivo a contribuição para a formação de recursos humanos em atividades de pesquisa com ênfase em desenvolvimento tecnológico e inovação com o propósito de fortalecer a capacidade inovadora das empresas alagoanas e estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes do ensino superior em atividades de desenvolvimento tecnológico e inovação e proporcionar ao estudante bolsista, por meio de orientação feita por pesquisador qualificado, o aprendizado de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica.

Informações adicionais

De acordo com o edital, serão aceitos somente projetos com um orientador, que será o responsável pela elaboração do projeto. Cada orientador só poderá solicitar, no máximo, duas bolsas e uma para colaborador ou voluntário e deverá, junto com o estudante, participar das apresentações de avaliação, sob pena de exclusão do estudante e do professor do programa nos anos seguintes e terão que participar do curso de Proteção Intelectual com duração de 4 horas, para efetivação da bolsa, a ser ministrado em agosto de 2014. Confira outras informações no edital clicando aqui.