Núcleo de Acessibilidade da Ufal promove cursos para inclusão do deficiente visual

Atividades são gratuitas e acontecem durante o mês de abril, no Campus A.C. Simões, em Maceió

- Atualizado em
 | nothing

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoverá, durante o mês de abril, os cursos de extensão Técnica de Escrita e Leitura Braille e Tecnologia Assistiva na área da Deficiência Visual. O público-alvo são professores, gestores, técnicos, bolsistas e pessoas com deficiência visual.

As inscrições devem ser solicitadas até o dia 31 de março, pelo e-mail nucleodeacessibilidadeufal@gmail.com. A equipe organizadora enviará uma ficha de cadastro, que deverá ser preenchida e reenviada.

Os cursos, com 25 vagas para cada um, são gratuitos e serão realizados de 2 a 30 de abril, no Bloco de Educação Física, no Campus A.C. Simões, em Maceió. As aulas serão às segundas e quartas-feiras.

O curso de Técnica de Escrita e Leitura Braille acontecerá das 14h às 17h e visa a oferecer noções básicas do Sistema Braille enquanto técnica de Leitura e Escrita da Pessoa com Deficiência Visual. A carga horária será de 40 horas.

Já o de Tecnologia Assistiva na área da Deficiência Visual acontecerá das 14h30 às 17h30. O objetivo é capacitar professores e técnicos quanto ao uso e aplicabilidade das tecnologias assistivas, por meio de discussões dos aspectos referentes à deficiência visual, ferramentas tecnológicas existentes e acessibilidade aos conteúdos acadêmicos. A carga horária será de 30 horas.

O Núcleo

Coordenado pela professora Neiza de Lourdes Frederico Fumes, o núcleo atua promovendo ações diversas na formação e aperfeiçoamento das técnicas que podem facilitar e melhorar a inclusão das pessoas que têm alguma limitação física nas atividades da Universidade.