Entusiasmo marca aula inaugural em seis polos UAB

Os estudantes compareceram a aula inaugural dos cursos de graduação nos polos de Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Olho d'Água das Flores

- Atualizado em
 | nothing

Andressa Alves – estudante de Jornalismo

Entusiasmo e fé na modalidade Educação a Distância (EAD) marcaram a aula inaugural dos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos polos de Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Santana do Ipanema e Olho d'Água das Flores. A abertura do ano letivo de 2014 aconteceu no sábado, 15, e contou com a participação de centenas de novos alunos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoas.

Além dos estudantes, em cada um dos polos estavam presentes representantes da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, coordenadores de polos, professores, tutores, secretários municipais de Educação e prefeitos.“Foi um dia bastante proveitoso em Maragogi. Tivemos a oportunidade de mostrar aos alunos dos cursos de Letras/Espanhol, Sistemas de Informação e Ciências Sociais como funciona a Ufal; conversar sobre a sistemática da EAD; conhecer as expectativas deles e esclarecer dúvidas”, disse Kristianny Brandão, coordenadora do curso de Letras/Espanhol.

No município de Santana do Ipanema, a aula inaugural foi aberta pela coordenadora de Projetos e Fomentos da Cied, Mylena Araújo Farias, que destacou a relevância do momento no qual os alunos se integram a Ufal. “É importante esse conhecimento inicial sobre o funcionamento da universidade, mostrando seus objetivos e prioridades. Fiquei surpresa com a quantidade de alunos vindos de outros municípios alagoanos. No polo de Santana do Ipanema contamos com alunos de Canindé, cidade de Sergipe”.

Apoio da prefeitura

Em Olho d’Água das Flores o encontro contou com a participação de toda a equipe do polo, representantes, Júlio César e Adna Lopes, além da presença da prefeita do município, Maria Ester Damasceno Silva, que demonstrou apoio aos cursos EAD ofertados pela Ufal. Entre os alunos, as expectativas para o início do ano letivo era visível. “O polo de Olho d’Água das Flores vem disponibilizando grandes oportunidades, por meio dos cursos, para aquelas pessoas que sonham em ter uma formação profissional. A diversidade e a qualidade dos cursos estão sendo cada vez mais exploradas por seus alunos. Além disso, nos oferecem tutores e uma excelente coordenação, que trabalham juntos para que o desenvolvimento do aluno seja cada vez mais satisfatório”, afirmou Isaiane Maria, aluna do curso de Letras/Português.

Em Arapiraca, devido ao grande número de alunos e cursos ofertados, a aula inaugural foi dividida em três turmas e contou a participação de Rosana Sarita, Guilmer Brito, Kleber Serra, Lílian Kelly, José Emilio e Gustavo Madeiro. Eles esclareceram dúvidas dos alunos e explicaram o funcionamento da EAD na Ufal.“A modalidade a distância desperta muitas dúvidas entre os novos alunos, por isso é tão importante explicar a engrenagem da EAD na Ufal. Nós tivemos todo apoio da coordenação do Polo para realizar nosso primeiro contato do ano letivo de 2014; contamos com alunos de todos os cursos e a aula inaugural em Arapiraca foi muito proveitosa”, ressaltou Guilmer Brito, coordenador do Núcleo de Comunicação e Produção de Materiais Didáticos da Cied.