Aprovação em concurso público atesta qualidade da Educação a Distância

Estudantes foram aprovados no último concurso público da Secretaria Estadual de Educação

- Atualizado em
Diana Araújo é uma das aprovadas | nothing
Diana Araújo é uma das aprovadas

Keila Wanderley – estudante de Jornalismo

A Educação a Distância (EAD) continua transformando a vida de centenas de pessoas que não podem frequentar os cursos presenciais da Universidade Federal de Alagoas. Graças a essa modalidade de ensino, elas não só têm acesso à formação superior gratuita e de qualidade, como também garantem êxito na vida profissional.

Um bom exemplo é a aprovação no último concurso público da Secretaria Estadual de Educação. Na lista dos novos professores do Estado de Alagoas estão nomes de alunos e ex-alunos dos cursos EAD ofertados pela Ufal.

Diana Araújo é uma das aprovadas. Cursando Matemática (licenciatura) no polo de Maceió, ela acredita que o seu êxito no concurso atesta a qualidade da EAD. “Ainda existe preconceito com os alunos dos cursos a distância, mas pude colocar a prova o meu aprendizado e o sucesso foi garantido”, comemora Diana, que está no segundo curso superior da modalidade a distância.

Para Reinaldo Rey, que tem carga horária de trabalho pesada e que sempre teve dificuldade para conciliar trabalho e estudo, a EAD foi o caminho encontrado para concluir a graduação em Matemática. “Hoje estou prestes a me formar, já defendi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e devo essa conquista a Educação a Distância.”

E não é só. Ele ainda comemora a aprovação no concurso. “Ser aprovado em um concurso é muito bom. Mas passar em um concurso sendo aluno EAD e concorrendo com alunos do presencial e com professores ativos mostra que o trabalho desenvolvido pela EAD tem qualidade e potencial para formar e formar muito bem seus alunos.”

Para o coordenador geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), Luis Paulo Mercado, a aprovação de egressos e concluintes de cursos superiores da Ufal, ofertados na modalidade a distância, num concurso de Magistério muito concorrido, no qual todas as vagas disponibilizadas não foram preenchidas, demonstra os investimentos na expansão do ensino superior em todo o estado de Alagoas e a qualidade da formação oferecida pela Ufal na modalidade.

“Mostra também que os investimentos da Capes, via programas de formação de professores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão atingindo seus objetivos em Alagoas ao formar novos professores para a educação básica", ressalta o coordenador da Cied.