Abertas inscrições para bolsas de intercâmbio em Portugal e países Ibero-americanos

As inscrições deverão ser feitas nas coordenações dos cursos até o mês de maio

- Atualizado em

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para os programas de intercâmbio de Bolsas Ibero-americanas e Luso-Brasileiras, promovidos em parceria pelo Banco  Santander e universidades brasileiras. Os Programas para os alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) oferecem nesta edição o total de 10 vagas para estudantes de 17 cursos, em 9 universidades diferentes de Portugal, México, Argentina e Uruguai.

Os programas oferecem bolsas no valor de três mil e trezentos euros mensais que devem ser investidos em todos os gastos do estudante, incluindo passagens, alimentação, hospedagem, seguro saúde, deslocamento interno, entre outros e serão válidas para o primeiro semestre de 2015 (fev/15 a julho/15).

As inscrições vão até o dia 16 de maio, para o programa Ibero-americano, e 23 de maio para o programa Luso-brasileiro, nas coordenações dos cursos e devem atender às exigências dos respectivos editais: Programa Ibero-americano e Programa Luso-brasileiro. Os alunos interessados deverão preencher as Fichas de inscrição disponíveis no site da Ufal, Programa Ibero-americano e Programa Luso-brasileiro e Fichas de Inscrição do Santander, disponíveis em: Santander Ibero-americano e Santander Luso-brasileiro e se submeter ao processo seletivo que acontecerá em três etapas:

1.    Avaliação de documentação e plano de estudos pelos colegiados dos cursos, que deverão ao final indicar o nome de um único aluno e entregar um dossiê com todas suas informações à Assessoria de Intercâmbio Internacional - ASI;

2.    Avaliação do dossiê do aluno pela  ASI e submissão à avaliação escrita e oral da língua espanhola (Em caso de Universidade Ibero-Americana);

3.    Avaliação do aluno pela Universidade de destino, com critérios de sua inteira responsabilidade.

O resultado final será divulgado no dia 29 de maio, para o programa Ibero-americano, e 2 de junho, para o programa Luso-brasileiro. A responsabilidade da informação de aprovação ao aluno é de inteira responsabilidade da Coordenação de cada curso.

As faculdades participantes do programa são Universidad Autónoma de Yucatán, Instituto Tecnológico de Estudos Superiores Monterrey, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad de La Republica, Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade de Madeira e Universidade de Algarve.