Graduado de Química do Campus Arapiraca é aprovado em três seleções de Mestrado

Cristiano Tenório foi aprovado na pós-graduação de três instituições: Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal da Paraíba, na área de Química Inorgânica

- Atualizado em
Cristiano exibe orgulhosamente o diploma durante a colação de grau presidida pela vice-reitora Rachel Rocha | nothing

Diana Monteiro - jornalista

A missão cumprida para o tão sonhado mestrado ganhou na tarde desta quinta-feira, 27, um importante aliado na vida do recém - egresso do curso de Química do Campus Arapiraca Cristiano Tenório dos Santos: o recebimento do diploma em colação de grau antecipada no gabinete da vice-reitora Rachel Rocha, para cumprimento do prazo máximo de realização da matrícula nesta sexta-feira, 28, no curso de mestrado em Química Inorgânica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Cristiano considera a conclusão desse ciclo o passaporte para o início de uma etapa de vida pessoal para galgar o que tanto almeja, que é seguir carreira acadêmica como docente e pesquisador em uma instituição federal . Por isso, já adianta que está em seus planos também fazer doutoramento na área que abraçou para aprofundar seu conhecimento e tornar-se um profissional mais capacitado e qualificado. Profissão escolhida ainda como aluno do ensino médio da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca, cidade onde nasceu e vive junto com seus familiares.

Para a escolha do curso de Química, que acabou de concluir, Cristiano enfatiza o estímulo recebido no colégio da professora de Química Vanessa Padilha, que atualmente faz mestrado na Ufal na área de Ensino de Ciências, mas destacou a importância dos professores do curso, em especial o professor Vínicius Del Colle, "por ter acreditado em mim, dando o apoio necessário vislumbrando a seleção para o mestrado. A minha família foi também muito importante nessa minha jornada.

Vida acadêmica e conhecimento

Não foi o acaso que levou Cristiano Tenório a colher bons frutos. Tudo é resultado de uma dinâmica vida acadêmica com a participação em programas institucionais como o PET - Programa de Educação Tutorial e o Painter - Programa de Ações Interdisciplinares, sob a coordenação do professor Vinícius Del Colle, orientador também do seu trabalho de conclusão de curso. Cristiano faz um destaque: “É preciso ter muita dedicação e força de vontade. Basta dizer “eu posso” e se empenhar aproveitando as oportunidades que são proporcionadas a todos”, aconselha Cristiano.

Na graduação, o trabalho de conclusão de curso de Cristiano Tenório enfocou o “Ensino de Química”, tendo como público alvo alunos dos 2º e 3° anos da Escola Estadual Professora Izaura Antônia Lisboa, onde estudou. “O objetivo do trabalho foi divulgar uma feira de ciências e fazer com que os alunos desenvolvessem as amostra científicas e experimentos para trabalhar a parte prática da disciplina Química, que apresenta um aprendizado deficiente”, adianta o professor Vinícius, orientador do tcc.

A participação e o empenho do aluno em programas como o PET foi também considerado importante pelo professor Vinícius Del Colle para o aprendizado qualificado. “O PET é imprescindível na formação acadêmica porque trabalha as três vertentes: ensino, pesquisa e extensão, finalizou o professor.