Inscrições abertas para Escola de Verão do Instituto de Química e Biotecnologia

Escola recebe pesquisadores nacionais e internacionais

- Atualizado em

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

De 3 a 5 de dezembro, acontece mais uma ação disseminadora de conhecimento na Universidade Federal de Alagoas (Ufal): a Escola de Verão do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). O projeto reúne pesquisadores nacionais e internacionais, com abordagens em diferentes temáticas relacionadas à Química. As inscrições estão abertas até a próxima segunda-feira, 2, e são gratuitas.

Na manhã da terça-feira, 3, a programação da Escola de Verão tem início com a palestra Prevenção do envelhecimento cerebral pelo chá verde, ministrada pela professora Eduarda Fernandes, da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). A partir das 14h, Eduarda Fernandes e Feliz Carvalho, também da FFUP, ministram o minicurso Estado da arte em estresse oxidativo. A previsão é de que o primeiro dia de atividade seja encerrado com a palestra Estresse oxidativo mitocondrial e dislipidemias, com a professora Ana Catarina Leite, do IQB.

As atividades prosseguem nos dias 4 e 5 de dezembro, com palestras sobre avaliação da atividade de produtos naturais sobre o sistema cardiovascular; catalisadores biomiméticos e terapêuticos; estratégias atuais na descoberta de novos compostos bioativos candidatos a fármacos; e impactos do estresse oxidativo sobre a resistência de cardiomiócitos contra isquemia reperfusão.

Inscrição

Os interessados podem efetuar inscrição na Escola de Verão até a próxima segunda-feira, 2. O candidato deve inscrever-se pessoalmente, por meio de formulário disponível na Secretaria do IQB, ou pela internet. As inscrições online são feitas por meio de correio eletrônico paraesveraoiqb@gmail.com, no qual deve estar descrito nome, curso, telefone e e-mail do estudante. A participação no projeto é gratuita.