Estudantes da Ufal participam do Projeto Rondon

Voluntários desenvolveram atividades voltadas à saúde, educação e cidadania no município de Maracaçumé, no Maranhão

- Atualizado em
Equipe da Ufal desenvolveu ações em Maracaçumé, no Maranhão | nothing
Equipe da Ufal desenvolveu ações em Maracaçumé, no Maranhão

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participaram de mais uma edição do Projeto Rondon. Desta vez, os voluntários realizaram operações no Município de Maracaçumé, no Maranhão. Coordenados pela professora Mailiz Garibotti Lusa, a equipe alagoana desenvolveu as atividades em conjunto com estudantes da Universidade de Taubaté (Unitau).

Ações relacionadas à formação de professores, atualização de informações dos participantes de diferentes conselhos municipais, capacitação de agentes de saúde, debates na rádio local, além de discussões sobre sexualidade com adolescentes, escovação dos dentes com crianças, incentivo ao esporte e lazer e sobre o uso de álcool e drogas com a população foram algumas realizadas durante a Operação Forte do Presépio.

Vivemos dias de intenso trabalho e os nossos estudantes puderam perceber a importância de seu trabalho como futuro profissional, além de sentir as reais necessidades da população pobre de nosso país. Foi muito gratificante poder escutar dos nossos alunos que eles se sentiram verdadeiros profissionais em sua área de atuação”, explicou a professora.

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social cuja função é envolver a participação voluntária de universitários, buscando aproximá-los da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes. O projeto também contou com o apoio da Prefeitura de Maracaçumé.