Últimos dias de inscrição para o Ciência sem Fronteiras

Bolsas incentivam estudantes brasileiros das áreas prioritárias de Tecnologia, Ciências e Saúde

04/07/2013 12h20 - Atualizado em 03/05/2024 às 12h59

Redação Ascom

O programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, que concede bolsas de estudos, encerra no próximo dia 19 as inscrições para estudantes que queiram cursar um ano de sua graduação em universidades internacionais, a chamada Graduação Sanduíche. O programa é voltado para estudantes de áreas como Engenharia, Tecnologia e Ciências e irá cobrir gastos como moradia, passagens, material didático, seguro saúde, curso de inglês quando necessário e, um ano de graduação.

A partir do programa, os graduandos brasileiros terão a oportunidade de estudar em algumas das mais conceituadas universidades australianas, por meio do grupo ATN (Australian Technology Network of Universities) reconhecidas pela atuação inovadora e por manterem conexão direta com o mercado de trabalho.

Pré-requisitos

De acordo com o edital aberto, para se inscrever no programa é preciso, entre outros requisitos, ser brasileiro ou naturalizado; estar regularmente matriculado em instituição de ensino superior no Brasil em cursos relacionados às áreas prioritárias do Ciência sem Fronteiras; ter sido classificado com, no mínimo, 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009; possuir bom desempenho acadêmico; ter concluído 20% ou, no máximo, 90% do currículo previsto para o curso; e proficiência em inglês TOEFL IBT ou IELTS. Caso o estudante não tenha estas certificações, poderá solicitar também uma bolsa para realizar até 25 semanas de curso de inglês e, em seguida, começar a sua Graduação Sanduíche.

Sobre a inscrição

Atendendo aos pré-requisitos, basta se inscrever no site do programa Ciência sem Fronteiras e anexar documentos como: histórico escolar de graduação traduzido; Comprovante do teste de proficiência; e caso haja algum, incluir comprovantes de premiações de méritos acadêmicos como Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, por exemplo. Além desses, também são válidos comprovantes de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver.

Uma vez aprovada a inscrição, a Australian Centre entrará em contato com o estudante para orientar a respeito do processo de matrícula nas universidades do grupo ATN. Nesta etapa o estudante escolherá as matérias que irá cursar e providenciará documentação para a matrícula em uma das universidades. Após essa etapa, o candidato receberá a carta de oferta da universidade para a qual foi direcionado. Com a carta de oferta assinada, o estudante receberá a confirmação de sua matrícula na universidade. Ele utilizará este documento para solicitar seu visto e finalizar seu processo. A Australian Centre fará a orientação em todas as etapas.

Sobre o Grupo ATN

Cinco universidades australianas compõem o Australian Technology Network of Universities (ATN), todas elas consideradas as mais inovadoras e modernas do país, reconhecidas por estarem entre as melhores do mundo nas áreas de Engenharia, Tecnologia da Informação, Sustentabilidade, Design, Arquitetura e Ciências. Além da qualidade de ensino, essas universidades se destacam por suas fortes parcerias com a indústria e governo. Com uma metodologia de ensino prática e contemporânea, seus estudantes são aceitos rapidamente pelo mercado de trabalho.

As universidades do ATN oferecem programas para mais de 180.000 alunos. Devido à qualidade, à credibilidade e à ótima localização, um em cada quatro estudantes internacionais na Austrália opta por estudar em uma das universidades do ATN. Sendo, assim, considerado o maior provedor de educação para os alunos estrangeiros no país.