Aluna de Sistemas de Informação EaD está na final de concurso da Claro

Projeto de Maria das Graças é voltado para auxiliar usuários do SUS na marcação online de consultas

- Atualizado em
Maria das Graças quer tornar o aplicativo público

Juliana Cavalcanti – estudante de Jornalismo

A estudante Maria das Graças Cavalcante da Silva, do curso de Sistemas de Informação, na modalidade Educação a Distância (EAD), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi selecionada para a etapa final no concurso realizado pelo Programa Campus Mobile.

A iniciativa é do Instituto Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O programa seleciona candidatos de perfil criativo e empreendedor para gerar aplicativos móveis que solucionem problemas vividos pela sociedade.

Voltado para a área da saúde, o projeto da estudante da Ufal pretende auxiliar pessoas do interior do Estado que precisam sair da cidade onde moram para marcar consulta nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto surgiu na disciplina Tecnologia e Inovação, ministrada pelo professor Allan Pedro da Silva, e está sendo orientado pelo professor Wanderson Rubian.

O projeto viabiliza um aplicativo ou uma página virtual na qual os pacientes podem ter acesso online ao sistema de marcação de consultas. O sistema disponibilizaria quando as vagas seriam ofertadas, local e horário da consulta e qual médico disponível, além de ser repassado oprontuário do paciente com o os remédios receitado e exames.

Segundo Maria das Graças, o aplicativo apresenta uma linguagem simples e acessível, evitando gastos com deslocamento e as longas filas. Muitos pacientes chegam a dormir nas calçadas dos postos de saúde para conseguir marcar uma consulta.

Próximas etapas

Desde a última segunda-feira, dia 03, os selecionados têm acesso ao ambiente virtual da Claro com tutores para ajudar na melhoria do projeto e na implementação de um protótipo que vai ser apresentado à banca julgadora na etapa final em São Paulo.

Serão premiados seis universitários com alto desempenho durante o Programa, sendo três de cada categoria. Em Tecnologias Sociais, os três participantes com destaque ganharão uma viagem de até cinco dias a Boston (EUA), com direito a uma visita ao Media Lab do MIT (Massachussetts Institute of Technology). Já na categoria empreendedorismo o prêmio de R$ 10 mil será dividido entre os três primeiros colocados: R$ 5 mil (1º lugar); R$ 3 mil (2º lugar) e R$ 2 mil (3º lugar).

A estudante afirmou que se ficar entre os três primeiros não pretende vender o aplicativo, mas torná-lo público. “Ele seria vinculado ao Ministério da Saúde, pois não teria como fornecer suporte à sociedade se fosse disponibilizado de forma particular”.

Ainda segundo Maria das Graças, o projeto a nível nacional é uma forma de demonstrar que a EaD está crescendo, de visualizar a EaD da Ufal e incentivar outras pessoas que ainda tem aquele preconceito em relação a essa modalidade de ensino. “Estamos investindo e a Ufal tem suporte. O importante é que a gente seja proativo e busque, pois a educação, de certa forma, é uma escolha”.