Alunos de Penedo realizam festival cultural no Pavilhão da Farinha

Evento surgiu no Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas, do curso de Turismo

- Atualizado em
 | nothing

Jhonathan Pino - jornalista

Neste sábado (13), o Pavilhão da Farinha, na cidade de Penedo, será espaço aberto para a comemoração da cultural e culinária local. A partir das 8h, grupos artísticos se revezarão no palco, enquanto pratos tradicionais serão servidos à omunidade. As atividades fazem parte do Festival de Cultura Pavilhão de Sabores, promovido por alunos do curso de Turismo da Ufal, em parceria com a Prefeitura de Penedo.

Os estudantes atenderam a proposta do professor Rafael Denes Arruda, responsável pela disciplina de Laboratório de Gestão de Alimentos e Bebidas e idealizaram um evento de valorização das expressões culturais do mundo rural alagoano.

“O intento foi de promover interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade local, a fim de que os valores locais sejam preservados e que seja dado mais crédito ao que é da terra, por isso serão aproveitados os pratos que já são servidos no Pavilhão da farinha”, relata Ulysses Pinheiro, um dos organizadores do evento.

No dia serão comercializados os pratos locais previamente produzidos pelos donos dos quiosques, presentes no interior do pavilhão. “Com relação à farinha, os produtos ficarão expostos por seus vendedores, no interior do mercado, sobre tablados, onde poderão ser comercializados naturalmente”, acrescenta Ulysses.

Enquanto as pessoas saboreiam os pratos, grupos musicais, de capoeira e outros artistas animarão o evento até ás 15h. “Teremos grupos da localidade, que seriam pífano, voz e violão (com MPB), bem como um mágico da comunidade”, detalha o estudante.