Proest está com ouvidoria para atender aos estudantes

A comunidade acadêmica também pode tirar dúvidas por e-mail e se integrar numa rede social da internet

- Atualizado em
A coordenadora de ações acadêmicas, Fátima Albuquerque e Alex Renner, assessor de atividades da área, falam sobre a Ouvidoria Estudantil | nothing

Manuella Soares - jornalista

A mais recente atividade da Pró-reitoria Estudantil (Proest) da Universidade Federal de Alagoas dentro do cronograma de trabalho promovido pela Coordenação de Ações Acadêmicas voltado aos alunos do Campus A.C. Simões, Campus Arapiraca e Campus do Sertão é a instalação de uma ouvidoria.

A coordenadora de ações acadêmicas, professora Fátima Albuquerque, diz que o novo canal de atendimento aos estudantes dos três campi foi pensado e criado como estratégia de inclusão, objetivando estreitar o diálogo com a comunidade estudantil e promover o trabalho feito pela Proest.

A ouvidoria já está funcionado online por meio do endereço eletrônico ouvidoriaproest@gmail.com, onde os discentes podem enviar mensagens solicitando o esclarecimento de dúvidas, além de reclamações ou sugestões. Um servidor está exclusivamente responsável por fazer o trabalho de coletar os e-mails recebidos, repassar para o setor responsável dentro da Proest e, em seguida, enviar uma resposta ao solicitante.

“A ouvidoria é um canal de via dupla que exige resposta. Tem como papel receber, fazer a escuta do estudante e canalizar as demandas relacionadas à Proest. Já as demandas que não são de competência da Pró-reitoria Estudantil, os alunos terão uma resposta para onde deverão encaminhá-las”, frisou Fátima.

Integração na rede

O intuito de estreitar o relacionamento entre gestão e estudantes inclui ainda a reativação do perfil “ProestUfal”, na rede social Facebook, que já conta com mais de 3.500 amigos internautas. Quem quiser acessar e se integrar à rede, o endereço eletrônico é facebook.com/proest.ufal.

Além do site institucional www.ufal.edu.br , o Facebook da Proest é mais uma ferramenta de acesso à comunicação. “Os alunos terão acesso a editais, às informações sobre as ações de seu interesse, como seleções para programas institucionais de bolsas, dentre outras. Consideramos a proposta um modo de inclusão, pois quando não se tem acesso à informação há, sem dúvida, a exclusão do aluno em algumas ações de seu interesse”, destaca a coordenadora.

A perspectiva é expandir os canais de comunicação com a criação de um boletim on-line, e correspondências por mala direta, feitas pelo e-mail do aluno. De acordo com o assessor da coordenadoria de ações culturais, Alex Renner informou que a mala direta será feita em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e entrará em atividade também a partir de janeiro. “Haverá a coleta semestral do e-mail de todos os alunos da Ufal para que sejam enviados editais de seu interesse. Mas para o recebimento é preciso que o aluno tenha atualizado o seu e-mail”, enfatizou.

Integram ainda a equipe responsável pelo plano de ações da Proest, as técnicas administrativas Lilian Nobre e Tatiana Durão; e os alunos bolsistas Yendis Marles (Relações Públicas) e Roseane Martins (Jornalismo).