Aluno do Campus Arapiraca é aprovado em três mestrados

Daniel Ferro é um dos seis alunos do curso de Administração aprovados em programas de pós-graduação stricto-sensu

01/02/2013 15h40 - Atualizado em 11/08/2014 às 07h04
Daniel ferro entra em um programa com a nota máxima da Capes, 7

Jhonathan Pino - jornalista

Que alunos da Universidade Federal de Alagoas são aprovados em várias seleções de pós-graduação pelo Brasil afora não é novidade. O destaque também vai para as turmas que estão nas unidades do interior. O Campus Arapiraca, mesmo sem ter sua primeira turma concluída, em 2010, teve parte de seus estudantes ganharem espaço nos programas de mestrado por todo o país. O que antes era sinônimo de raridade, hoje é realidade para o aluno do interior, inserido no mundo acadêmico, como é o caso de Daniel Ferro.

Para Daniel Ferro, a alegria veio triplicada, após ser aprovado nos mestrados das universidades federais da Bahia (UFBA) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Estadual de São Paulo (USP). Como a decisão tem que ser única, ele escolheu a pós-graduação da USP e começa sua nova trajetória dia 1º de março.

As mudanças na vida de Daniel tornaram-se corriqueiras desde quando foi aprovado na graduação de Administração, pela Ufal. Daniel teve que mudar sua rotina de vida, passando a percorrer diariamente os 22 quilômetros que separavam o município de São Sebastião, onde morava, do Campus Arapiraca. Nem havia se acostumado com a nova cidade e logo conseguiu uma mobilidade para a UFBA, onde ficou por dois semestres. “Foi lá onde entrei em contato mais direto com pesquisas e disciplinas que despertaram meu interesse pela vida acadêmica”, disse Daniel.

Recém-graduado, Daniel teve que antecipar sua colação de grau para o último dia 30, no Auditório da Reitoria, em Maceió, para poder fazer a matrícula na USP. “Eu não diria que minha preparação para o mestrado foi pontual, pois ao longo de toda a graduação eu me envolvi com atividades que me preparam para isso, de alguma forma. Assim como a maioria dos estudantes de graduação, eu entrei na faculdade com uma visão bastante restrita do meu curso, mas acabei descobrindo um mundo de possibilidades”, relatou.

Na graduação, Daniel foi orientado pelos professores João Tude e Grace Kelly Rodrigues, com quem fez suas primeiras atividades de pesquisa. “Meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi um Estudo Epistemológico sobre Gestão Internacional, que é o mesmo tema do meu projeto de mestrado. Para todas as seleções eu usei o mesmo projeto de pesquisa, apenas realizando os ajustes estruturais exigidos por cada universidade. Esse tema está relacionado com pesquisas que foram desenvolvidas durante a graduação”, comentou.

Além de Daniel, neste ano, cinco outros alunos do curso de Administração do Campus Arapiraca foram aprovados em mestrados e doutorado, em diversas instituições.